14 setembro 2007

NET_XX: 15/set/2007




Deparei-me com um site que, apesar de disponibilizar a informação toda a monte e aparentemente desorganizada, pode dar imenso jeito para encontrar sites institucionais portugueses.

Em www.1000-x-1000.com temos acesso ao logótipo de centenas de entidades portugueses com uma ligação ao respectivo site. A informação está arrumada em 3 secções: institucional (com ligações aos vários ministérios, serviços públicos, organizações não governamentais, entre outras), imprensa (com ligação a inúmeros órgãos de comunicação social) e sociedade (partidos políticos ou associações e colectividades de âmbito nacional).

Neste site temos ainda acesso ao Top10 dos sites mais visitados no dia anterior e acumulados. Optei por não divulgar aqui a lista para não influenciar mais visitas aos respectivos sites! Se lá forem perceberão porquê!




É, provavelmente, uma das exposições mais incríveis já feitas em Portugal. Chama-se “O Corpo Humano como nunca o viu” e mostra espécimes humanos dissecados com o intuito de apresentar sistemas e estruturas específicos.

Após ser dissecado, o corpo humano é imerso em acetona para evacuar toda a água do corpo para depois ser colocado num banho de polímero de silicone e selado numa câmara em vácuo. Uma técnica que permite a preservação do espécime permanentemente, com a estrutura intacta, estando preparado para ser examinado e estudado com maior profundidade.

Ora, nem todos terão estômago para uma visita física à exposição. Eu próprio ainda não tive. Para esses, em www.ocorpohumano.net estão disponíveis algumas imagens impressionantes que nos dão uma outra perspectiva do corpo humano, pelo menos diferente da que estamos habituados.

Para os mais corajosos, podem ver ao vivo as peças no Palácio dos Condes do Restelo, em Lisboa, até ao final do mês de Setembro. Apenas uma desvantagem: os preços da entrada não são nada convidativos. Rondam os 20 euros por pessoa.