29 outubro 2006

Uma experiência enriquecedora, apesar de tudo


Precisei de ir à segurança Social de tratar de uma "situação da vida", tal como se refere no Portal do Cidadão. Há quatro episódios que me levaram a fezer este post:
1. Apesar de na senha a máquina ter estimado que eu seria atendido às 13:07h,isso só ocorreu às 13:23h. Aliás, julgo mesmo que essa informação ou é rigorosa ou não faz sentido constar das senhas. Nos hospitais, isso ainda é mais nítido.
2. Na sala de espera, houve um cidadão, como há muitos, que se julgou mais esperto e mais desenrascado que todos os outros. Pé ante pé, quando uma pessoa acabou de ser atendida, dirigiu-se ao funcionário livre durante aqueles segundos, disse que deixou passar a sua vez e sentou-se para ser atendido. Claro que há sempre quem fale, face a estas atitudes! Lá veio uma senhora, completamente irritada, e, pronto, lá repôs a verdade e a justiça. O "senhor pseudo-esperto" nem pestanejou, nem regateou! Era mesmo para ver se passava! Mas não passou. Felizmente!
3. Chegou à vez de um senhor que estava antes de mim (o que me deu a possibilidade de assistir ao episódio, com a clareza suficiente) a quem lhe foi pedido, pelo funcionário, um documento específico. O senhor, sem saber ler, pegou num molho de papéis e deu a escolher. De facto, este tipo de coisas não fazem sentido. Deveria haver um apoio personalizado que evitasse esta obrigatoriedade dos idosos, alguns já com problemas de mobilidade e de visão (como era este caso), a terem que estar nas filas a resolver os seus problemas com o Estado.
4. Fui à repartição da Feira pois a da minha área de residência (S. João da Madeira) está em obras há já alguns meses. A propósito, quando se refazem projectos de locais de atendimento público, todas as limitações deveriam ser acautelas. A da privacidade é chocante. Ouvimos tudo o que se passa com a vida dos utentes à nossa frente. inadmissível, portanto.
Apesar de tudo, foi uma experiência enriquecedor.´Só passando por estas coisas é que nos vamos apercebendo de limitações, algumas culturais, do nosso país, do nosso povo. Os responsáveis pela sua resolução deveriam fazer o mesmo. Tratar das suas questões pessoais nas próprias repartições.

1 Comments:

Blogger sara said...

Realmente é verdade...tenho passado algum tempo lá e assiste-se a cada episódio...é incrível mesmo...da última vez que lá foi pedir um simples histórico de descontos, demorei uma hora e meia a ser atendida.É desesperante...

14:57  

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