14 julho 2008

Entre_linhas 9 (10julho2008)

“A família tem por objectivo a procriação”. Esta frase foi proferida por Manuela Ferreira Leite, líder do maior partido da oposição, na sua primeira entrevista à TVI. Analisando esta frase em profundidade e retirando as respectivas consequências, um homem e uma mulher que não queiram ter filhos não podem, portanto, casar. Um homem e uma mulher que, depois de casados, venham a ter problemas de infertilidade, terão que se divorciar. Um casal de idosos que queira casar-se aos 80 anos, não poderá, de todo, fazê-lo. Obviamente que um casal de homossexuais não poderá, para Ferreira Leite, ser considerado uma família. Comentários para quê? Esta nova líder da oposição, só consegue falar de finanças e de economia e quando abre a boca para outra coisa qualquer é uma autêntica desgraça!

O Simplex, Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa, chegou às autarquias. Lançado no passado dia 3 de Julho em Cascais, este novo Simplex Autárquico surge no seguimento de medidas de simplificação já desenvolvidas por algumas Câmaras Municipais. Esta fase inicial reúne iniciativas propostas por 9 autarquias (Águeda, Cascais, Guimarães, Lisboa, Pombal, Portalegre, Porto, Redondo e Seixal), estando aberta a possibilidade de adesão de todas as autarquias que pretendam apresentar as suas próprias propostas. (www.simplex.pt)

Merece a pena partilhar com os leitores um projecto disponível na Internet designado por TED (Technology, Entertainment, Design) que nasceu como uma conferência anual à qual só 1000 pessoas tinham acesso mas que, recentemente, se encontra disponível online de forma aberta. São apresentadas intervenções de cerca de 20 minutos proferidas em público por grandes pensadores, sobre temas bastantes pertinentes. A mais recente novidade foi a organização de um "Top10" que nos brinda com autênticas obras-primas capazes de nos obrigar a reflectir sobre tudo. (http://www.ted.com)