31 maio 2008

Entre_linhas 3 (29maio2008)

Alberto João Jardim acabou por apoiar Santana Lopes na corrida à liderança do PSD, terminando assim com o longo tabu que gerou à sua volta se iria, ele próprio, avançar com a sua candidatura. Já todos conhecíamos o seu estilo populista, demagógico, arruaceiro e ditatorial, características sempre ignoradas publicamente pelos seus pares, sem a coragem suficiente para o afrontarem e chamá-lo à razão. Tivemos agora a confirmação de que, fora da Madeira, nem os militantes do seu próprio Partido apreciam tal personalidade. Uma dose de humildade, de facto, ficava bem a Jardim depois desta nega!


Foi inaugurado, finalmente, o Parque Urbano da nossa Cidade. Trata-se de uma obra lançada há bastante tempo e a ambição sempre foi dar uma maior dignidade, funcionalidade e utilidade às margens do nosso Rio Ul (em tempos Antuã!). Já por lá passei e, de facto, como qualquer obra que é inaugurada, as coisas têm boa aparência. No entanto, tal é a dimensão do local em causa, que só o tempo dirá se não se esconderam debaixo dos tapetes algumas coisas menos bonitas e, mais do que isso, se haverá meios financeiros disponíveis para manter bem tratado todo aquele espaço verde, com a qualidade suficiente para que seja procurado regularmente pela população. Esperemos para ver o que o futuro reserva para aquele local!


O grupo italiano HAL9000, especializado em restauro e preservação de obras de arte, colocou na Internet uma imagem de 9,9 gigapixels de um fresco italiano de 1694, existente na Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, da autoria de Andrea Pozzo, um dos grandes mestres do período Barroco. O resultado final é absolutamente fantástico. A possibilidade de ampliar a imagem até ao mínimo pormenor, leva o visitante a conhecer a obra de arte com um detalhe impressionante. Entre em
haltadefinizione.deagostini.it e veja do que falo!