22 janeiro 2009

Entre_linhas 32 (22janeiro2009)

No passado dia de 10 de Janeiro desapareceu em Berlim um jovem português de 27 anos aqui da nossa região. Chama-se Afonso Tiago e estava na Alemanha a realizar um estágio de seis meses na delegação de Berlim da Active Space Technologies, uma empresa portuguesa de projectos espaciais. Numa tentativa de ajudar a desvendar este desaparecimento, uma amiga de infância do jovem criou um blog onde faz vários apelos em várias línguas acompanhados da descrição do último percurso que, supostamente, terá feito depois de ter sido visto pela última vez. De facto, neste tipo de ocorrências, a Internet é mais um meio importante à disposição de todos nós. Cá fica o endereço: http://findafonsotiago.blogspot.com

A Associação Nacional para o Software Livre criou um site para apoiar a transparência na administração pública portuguesa, baseado na informação disponível no sítio oficial dos Contratos Públicos Online (www.base.gov.pt). Naquele sítio podemos, por exemplo, ver todas as aquisições por ajuste directo efectuadas pelas entidades públicas, incluindo o valor envolvido, a entidade a quem foi feita a adjudicação ou o respectivo valor. Numa pesquisa rápida vi, por exemplo, que a Câmara Municipal de S. João da Madeira adjudicou por 11.000,00€, à empresa Capricho Nacional – Produção de Eventos, Lda, a realização de espectáculos de Natal e à empresa Making Solutions, Lda, por 39.850,00€, a execução do Presépio de Areia. Veja mais adjudicações em http://transparencia-pt.org.

Manuela Ferreira Leite voltou a fazer das dela. Desta vez disse que “cortaria imediatamente o TGV” se chegasse ao poder. Trata-se de uma afirmação completamente irresponsável, demagógica e que põe por terra toda a credibilidade da líder do PSD! Há já fundos comunitários assegurados para este importante projecto de ligação de Portugal à Europa e até havia, já do tempo dos Governos PSD, um acordo celebrado com os espanhóis nesse sentido. Evidentemente que os nossos vizinhos espanhóis, de todos os quadrantes políticos, aliás, incluindo os da mesma família política do PSD, pediram que Ferreira Leite se “retratasse”. Das duas uma: ou Manuela Ferreira Leite já sabe que nunca ganhará as próximas eleições legislativas e por isso pode dizer o que bem lhe apetece (tipo Francisco Louçã); ou não tem pingo de sentido de Estado. Ou se calhar são mesmo as duas coisas juntas!

Etiquetas: