13 fevereiro 2009

O mundo dos mais novos!

As estatísticas oficiais relativas aos níveis de utilização de computadores e de Internet manifestavam, em Portugal, até há bem pouco tempo, uma lacuna séria. O facto de terem em conta apenas os indivíduos entre 16 e 74 anos, impediam que compreendêssemos com algum rigor o que se passava com os jovens e adolescentes em idade escolar, abaixo dos 16 anos, embora seja convicção generalizada que quanto mais descemos na faixa etária maiores são os níveis de utilização.

De facto, quando falamos em utilização de computadores, no grupo de indivíduos entre 16-24 anos a taxa situa-se nos 90%, caindo para 53% na faixa 35-44 anos e, drasticamente, para 6% no grupo 65-74 anos. Na utilização de Internet, esta tendência mantém-se: 87% para 16-24 anos; 47% para 35-44 anos e apenas 5% para os indivíduos entre 65 e 74 anos.

No passado dia 3 de Fevereiro, o INE publicou, finalmente, os números referentes à faixa etária 10-15 anos. Neste grupo de indivíduos, 97% são utilizadores de computadores e 93% de Internet, ou seja, confirmam-se níveis de utilização superiores aos verificados nas faixas etárias mais elevadas.

Analisando mais em pormenor esta informação agora disponível pela primeira vez para esta faixa etária dos 10-15 anos, 68% dos utilizadores de computadores fazem-no “todos ou quase todos os dias”, sendo este valor para os utilizadores de Internet 55%, ou seja, a maioria dos utilizadores são bastante regulares no aproveitamento das TIC. Por outro lado, 88% dos utilizadores de computadores fazem-no na escola, se bem que a percentagem dos que o fazem em casa é também significativa (83%). Quanto à Internet, 83% dos utilizadores acedem na Escola e os que o fazem em casa rondam os 64%.

Mas importaria também perceber o que fazem as crianças entre os 10 e os 15 anos com os computadores e na Internet! Ora, segundo este mesmo relatório do INE, a principal actividade levada a cabo nos computadores é a realização de trabalhos escolares (95%), seguida das actividades de lazer (89%). Já na Internet, 97% dos utilizadores declaram procurar informação para trabalhos escolares, 82% utilizam a Internet para comunicar e 64% para jogar ou fazer download de jogos, imagens, música e vídeos. Esta informação desmonta por completo o argumento de todos aqueles que insistem em manter alguma resistência à utilização das TIC nestas idades, para fins pedagógicos. De facto, são as próprias crianças a reconhecerem nas TIC uma forma importante de apoio às suas próprias actividades escolares.

A principal surpresa nos dados agora publicados, do meu ponto de vista, tem que ver com a utilização de telemóveis que, situando-se nos 85%, está a um nível inferior à utilização de computadores e de Internet. Por outro lado, as crianças utilizam o telemóvel essencialmente para trocar mensagens escritas (96%) e efectuar chamadas (95%), muito longe da utilização para jogos com ou sem Internet (66%).

É muito importante retermos que, apesar da utilização óbvia das TIC também para fins lúdicos por parte das nossas crianças e jovens adolescentes, estes encaram as TIC essencialmente como ferramentas utilitárias, tal como o faz a generalidade dos adultos. E é por isso que tudo o que se tem feito em termos de modernização tecnológica das escolas, através do Plano Tecnológico da Educação, se reveste da maior importância e pertinência, uma vez que se estão a adaptar melhor os contextos de aprendizagem ao perfil e interesse dos nossos alunos, motivando-os para a aprendizagem e estimulando a sua criatividade pelo alargamento do leque de actividades e de oportunidades decorrente da utilização das TIC. Os números agora publicados reforçam, portanto, esta urgência na aproximação do mundo da Escola ao mundo das crianças! Outra coisa não faria sentido, aliás!

Artigo publicado no Jornal Labor (12/fev/2009)

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