15 julho 2010

Entre_linhas 93 (15jul2010)

A única fábrica de lápis da Península Ibérica é portuguesa e está sedeada em S. João da Madeira. A Viarco está no nosso concelho desde 1941, embora já existisse com outro nome em Vila do Conde, desde 1907. Ao longo de um século, teve altos e baixos como qualquer empresa e hoje é motivo de orgulho ouvirmos falar da Viarco pelos melhores motivos. A aposta no marketing, em estratégias de comunicação e em produtos inovadores são, de facto, pontos fortes da actual administração. Visitar as instalações é visitar um autêntico museu vivo, embora a empresa, pelos menos nos anos mais recentes, não tenha deixado de desenvolver uma estratégia de inovação nos produtos e nos processos. Já no próximo ano lectivo, vai estar disponível no mercado uma nova gama de produtos acessíveis a daltónicos, utilizando para tal um código universal designado por ColorAdd, em que as cores são representadas em formas gráficas. A ideia é que as crianças com três ou quatro anos, que estão na fase de aprendizagem das cores, se habituem precocemente a este código, associando a cor ao símbolo inscrito em cada um dos lápis. Desta forma, combate-se um factor de exclusão a que estas crianças estavam sujeitas. Para além de mais uma oportunidade de negócio, não deixa de transparecer a preocupação social manifestada por esta empresa e, também por isso, a Viarco está novamente de parabéns! (www.viarco.pt)

Foi inaugurada a Casa da Natureza no Parque Urbano do Rio Ul. Instalada na antiga estação elevatória das águas, abandonada desde 1978, além do bar e recepção/centro de interpretação ambiental, esta sala de acolhimento dispõe ainda de balneários, que ficam à disposição dos visitantes e utilizadores daquele espaço verde. Estive lá este fim- -de-semana e, de facto, pude vivenciar a utilidade deste novo serviço, que traz mais animação ao local e mais conforto e segurança aos respectivos utilizadores. Já disse em tempos que todo este espaço verde agora à disposição dos sanjoanenses e da região tem um enorme potencial mas exige, por parte da autarquia, uma grande atenção e esforço na sua manutenção. De qualquer modo, tratar-se-á de um esforço bem empregue e um investimento na qualidade de vida e saúde física e mental dos sanjoanenses.

No dia 13 de Julho abriram os prazos para apresentação de candidaturas à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público. No próximo ano lectivo (2010-2011), as instituições de ensino superior universitário e politécnico públicas abrirão lugares para 53.986 novos alunos, o que representa um crescimento de 2068 vagas em relação ao ano anterior e de 7313 em relação a 2004. Por outro lado, a oferta de formação em horários pós-laborais cresce significativamente entre 2009 e 2010, para cerca de 5870 vagas distribuídas por 180 cursos (mais cerca de 1600 vagas e 45 cursos que em 2009). Em particular, entre 2004 e 2010, as vagas para o ingresso em Medicina cresceram de 1185 para 1661 (mais 476 o que corresponde a um aumento de 40 por cento). São números que representam, inquestionavelmente, um grande esforço do país em aproximar o nível de qualificação dos portugueses aos níveis médios europeus. O futuro tratará de dar razão a esta estratégia! Entretanto, mais um avanço dos últimos anos, as candidaturas poderão ser formalizadas à distância, através do sítio oficial do acesso ao ensino superior, disponível em http://www.dges.mctes.pt. Lembro-me bem como foi no meu tempo!

Etiquetas: