07 maio 2007

NET VII: 28/Abr/2007










"Em 25 de Abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas (MFA), derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o Povo Português." É assim que começa a mensagem de Vasco Lourenço, Presidente da Associação 25 de Abril, que consta da página de abertura do seu site institucional em http://www.25abril.org/. Trata-se de uma associação que, desde o início da sua fundação em 21 de Outubro de 1982, conta com 5.900 associados, entre os quais 95% dos militares que participaram no processo do 25 de Abril.Segundo a própria Associação, trata-se de um espaço de convivência entre todos os Portugueses que se identifiquem com os seus objectivos estatutários, ou seja, com os ideais do 25 de Abril. Neste espaço virtual, o visitante, para além de se poder inscrever como sócio da Associação, poderá ainda ter acesso a uma extensa base de dados históricos associados à Revolução dos Cravos.








Todos aqueles que se identificam com a Revolução de Abril, não poderão deixar de visitar o importantíssimo Site da responsabilidade do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra disponível em http://www.uc.pt/cd25a.

Neste Site podemos encontrar inúmeros documentos históricos que marcaram a Revolução, como sejam, por exemplo, a senha do 25 de Abril (a música Grândola de José Afonso), o 1º comunicado do MFA na voz de Joaquim Furtado ao microfone do Rádio Clube Português, o Cerco ao Quartel do Carmo e Ultimato de Salgueiro Maia à GNR, a Cronologia dos factos que marcaram a queda do regime e até ver alguns dos mais importantes cartoons que retrataram todos aqueles impressionantes momentos.
Não se pode deixar de passar igualmente pelo arquivo dos históricos textos que tão bem nos transmitem um pouco daquilo que se viveu antes, durante e imediatamente depois de 25 de Abril de 1974.