26 julho 2008

Entre_linhas 10 (17julho2008)

Os meus amigos José Lima e Norlinda cederam à Câmara Municipal de S. João da Madeira a sua preciosa colecção pessoal de cerca de 1000 obras de arte. E isto não é um episódio qualquer! Esta cedência, nas condições com que foi efectuada, representa um dos principais empurrões dados à cultura em S. João da Madeira nos últimos anos. Há muito que sou testemunha da paixão pela arte destes dois ilustres sanjonaneses e não posso deixar de enaltecer esta atitude que, acima de tudo, revela um forte empenho pela divulgação da cultura na nossa cidade.

Tive a felicidade de estar presente num evento que, no meu entender, assinala um acontecimento verdadeiramente decisivo para o futuro do nosso país e, porque não dizê-lo, histórico para todo o planeta. Foi no passado dia 9 de Julho, aquando da assinatura de um acordo entre o Governo Português e a aliança Renault-Nissan, destinado à comercialização em Portugal de automóveis eléctricos, que serão lançados em larga escala em 2011. A adopção deste tipo de veículos limpos, que será estimulada pela concretização da respectiva rede de abastecimento e de benefícios fiscais mais vantajosos em relação aos veículos tradicionais, poderá contribuir em 30% para a solução dos problemas do consumo de petróleo e da produção de CO2. Acresce ainda dizer que Portugal é, assim, o primeiro país do mundo onde está a ser testado um modelo empresarial baseado neste tipo de viaturas.

Carlos Queirós foi já anunciado como sendo o novo seleccionador nacional de futebol. Embora eu ache que o ideal teria sido a escolha de um técnico não português, tenho que reconhecer que se trata de um nome forte, de um homem que conhece o fenómeno do futebol de uma forma abrangente, com uma larga experiência em parte concretizada num dos principais clubes do mundo. Ouro sobre azul seria iniciarmos esta nova fase na selecção nacional de futebol com o afastamento de Gilberto Madaíl. Só ele não percebe que o seu tempo já chegou ao fim!