24 maio 2009

Resistência à água!

Não estarei muito longe da verdade se disser que o programa e-escolinha (mais conhecido, por abuso de linguagem, por Magalhães) é, provavelmente, a iniciativa política mais comentada por esse país fora. Basta andar uns minutos pelo Twitter ou abrir um qualquer jornal, local ou nacional, para se verificar isto mesmo. Agora o Magalhães até se apresenta como responsável pelo eventual aumento dos casos de miopia em Portugal, vejam só!

Acontece que a maioria das opiniões surgidas na comunicação social à volta deste tema não se centra no essencial. O que vai sendo recorrente são ataques descabidos, despropositados, pouco fundamentados e muito pouco rigorosos em torno de aspectos que, sinceramente, não acrescentam nada àquilo que realmente seria importante discutir. E o que era importante discutir, do meu ponto de vista, é se as TIC são ou não úteis no contexto ensino-aprendizagem. O que importaria discutir era se o Magalhães se mostra ou não importante como parte integrante de uma estratégia de introdução de tecnologias na sala de aula. Disto, pouco se fala! Ou melhor, disto a comunicação social, em geral, não quer saber!

Luís Marques, por exemplo, num artigo no Expresso intitulado de “Olhò Magalhães”, tem dúvidas de que o Magalhães seja o “instrumento certo para motivar crianças e respectivos pais a aceder ao conhecimento e à tecnologia”, socorrendo-se da suposta opinião negativa de “muitos especialistas” (sem, porém, exemplificar quais)! Ora, Seymour Papert, um conceituado pedagogo, matemático, inventor da linguagem Logo e um dos fundadores do MIT Media Lab, diz precisamente o contrário. Já na década de 60 ele dizia que toda a criança deveria ter um computador na sala de aula.

Depois, este cronista vem contestar a gratuitidade da distribuição do Magalhães, cometendo novamente imprecisões que, apesar de trazerem alguma “acção” ao seu artigo, do meu ponto de vista, só lhe retira credibilidade. É falso que o computador chega às crianças “de graça, sem pagarem um cêntimo”. Na verdade, o computador só chega de graça aos alunos oriundos das famílias em situações de maior carência económica, comprovada por documentos recolhidos pela escola no âmbito da organização dos processos de candidatura à acção social escolar. Mas, a esses alunos chega de graça o Magalhães como chegam as réguas, os livros ou as refeições. Na minha opinião, este apoio promove a igualdade de oportunidades no acesso à educação e a condições que facilitem o seu sucesso escolar e isso é um direito que assiste a essas crianças. Muitos não pensarão assim e para esses os pobres nem deveriam ter este tipo de apoios! Contudo, não é nesse grupo de elitistas que eu me encontro!

Confesso que estou um pouco cansado de ver o que alguns em Portugal vão dizendo, de forma já ridícula, do Magalhães e da estratégia de disseminação das TIC nas escolas portuguesas, tanto mais que, ao mesmo tempo, se vão ouvindo, do exterior, comentários de outros ângulos vindos de personalidades respeitadas. Steve Balmer, CEO da Microsoft, apelidou a iniciativa de “incrível, única, espantosa e fenomenal”, acrescentando que “não há nenhum país que esteja a fazer isto que Portugal está a fazer”, onde “cada aluno dos 6 aos 10 anos vai ter um computador portátil”. Don Tapscott, autor de Wikinomics e de Growing Up Digital - The Rise of the Net Generation, numa passagem recente por Portugal, referiu que "o Programa Magalhães é a mais sofisticada e avançada implementação das tecnologias de informação em educação no mundo” e que Portugal é hoje “um líder na utilização de tecnologias de informação e da Internet.”

Perante tudo isto, importa invocar uma das características do Magalhães que é a sua resistência à água. O mesmo não se pode dizer em relação às folhas de jornais que vão alimentando este tipo de opiniões ridículas. E ainda bem!

Artigo publicado no Jornal Acção Socialista.

1 Comments:

Blogger Espada said...

Os de cá dizem mal!!! Para se ouvir dizer bem, é preciso manda pessoal de fora para cá!!! É o habitual, criticar e dizer mal é que vende. Se disser bem ninguem me ouve!!!

23:53  

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