04 maio 2009

Entre_linhas 45 (30abr2009)

Numa iniciativa inédita no panorama político português, o Secretário-Geral do Partido Socialista, José Sócrates, respondeu no passado dia 25 de Abril a 11 das 150 perguntas enviadas por cidadãos comuns para o site http://www.socrates2009.com. Todas as perguntas foram dirigidas a Sócrates por vídeo gravado previamente pelos próprios utilizadores, às quais o SG do PS respondeu de forma directa e pessoal após respectivo enquadramento levado a efeito por Carlos Zorrinho. Tratavam-se de questões concretas, sobre problemas reais que afectam as pessoas neste contexto de crise mundial. Estamos, portanto, numa nova era de se fazer política e esta iniciativa foi um excelente exemplo disso mesmo. A entrevista a um político com esta responsabilidade foi conduzida pelos próprios cidadãos e não apenas por jornalistas que se centram, muitas vezes, em assuntos que não são tão importantes para as pessoas. Os tempos estão a mudar, de facto! Se não teve a oportunidade de ver em directo, reveja toda a entrevista no site respectivo!

O Conselho de Ministros do passado dia 23 de Abril aprovou uma proposta de Lei que alarga o regime da escolaridade obrigatória para às crianças e jovens que se encontram em idade escolar e consagra a universalidade da educação pré-escolar para as crianças a partir dos cinco anos de idade. Este diploma vem estabelecer a escolaridade obrigatória, de carácter universal e gratuito, para as crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, bem como consagrar a universalidade da educação pré-escolar para todas as crianças a partir do ano em que atinjam os cinco anos de idade. Não são medidas quaisquer. São duas medidas que constituem uma mudança radical naquilo que é a estrutura educativa em vigor em Portugal, ao mesmo tempo que aproximam o nosso país daquilo que são as práticas habituais no contexto europeu. Já há muito que se diagnosticou esta necessidade! Finalmente passou de uma mera intenção antiga para a realidade.

Tive a oportunidade de participar o World Telecommunication Policy Forum 2009, que se realizou na passada semana em Lisboa. Este importante evento à escala mundial juntou durante três dias no mesmo espaço 900 delegados oriundos de 120 países diferentes, com o objectivo de se debater os desafios colocados ao sector das telecomunicações no sentido da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, sem exclusão. Durante os trabalhos todos os participantes puderam utilizar o Magalhães e, pelas conversas que mantive com delegados de vários países, desde os EUA a África, passando pelos asiáticos e europeus, foi consensual o entusiasmo com que descreviam aquilo que Portugal está a fazer com o projecto Magalhães e em matérias de utilização das TIC nas escolas. A imagem de Portugal ficou, portanto, bastante prestigiada!