26 março 2009

Entre_linhas 40 (26março2009)

Já em Novembro de 2008, neste mesmo espaço, fazia eu a pergunta de quanto seria o esforço financeiro da Câmara Municipal para comparticipar, não só os 20 euros associados ao custo do computador Magalhães para os alunos do escalão B da acção social escolar como previsto pela autarquia, mas também os 50 euros para os outros alunos não apoiados. Ficámos agora a saber que os alunos do escalão B a quem a Câmara suportará os 20 euros são apenas 165, ao que corresponde um investimento total de 3.300 euros. Não sabemos quantos alunos suportarão os 50 euros mas, o que temos a certeza é que estes seiscentos e tal contos são uma insignificância para o orçamento camarário. Estou absolutamente convencido que se podia ir um pouco mais além, uma vez que, mesmo para muitas famílias dos não apoiados, 50 euros ainda continua a ser dinheiro. Este é, pois, mais um exemplo que mostra as características únicas do nosso concelho. A nossa dimensão e escala permitem-nos fazer coisas que em mais nenhum outro seriam possíveis. E por isso é que seria óptimo podermos aproveitar isso mesmo!

O Governo, através do Secretário de Estado Adjunto da Indústria e Inovação, Casto Guerra, marcou presença nas terceiras Jornadas “ShoeInov” realizadas no Centro Tecnológico do Calçado (CTCP), no passado dia 11. Trata-se de um reconhecimento do que de positivo tem vindo a ser feito pelas empresas e entidades ligadas ao sector, no sentido da sua modernização e preparação para um futuro cada vez mais competitivo. Por vezes, o mero reconhecimento é já por si um grande apoio!

As duas semanas que passaram ficaram marcadas por um estreitar das relações entre Portugal e dois países cuja ligação afectiva é bem antiga. A visita do Presidente Angolano a Portugal e do Primeiro-Ministro José Sócrates a Cabo-Verde foram, de facto, dois momentos importantes para fomentar as boas relações entre Portugal e aqueles países, onde todos saem a ganhar.

Fui recentemente ao Cairo, Egipto, e fiquei surpreendido com a reacção dos locais quando eu dizia ser de Portugal. A primeira coisa a que se referiam era ao facto de terem na Cidade um português que é considerado um herói. Trata-se de Manuel José, treinador da equipa de Futebol local, o Al Ahly que, na era do português, tem conquistado inúmero troféus. Confesso que gostava mais se o reconhecimento de Portugal decorresse de outros motivos que não o Futebol. Contudo, trata-se de um fenómeno bastante curioso sabermos que, mesmo no futebol português, há mais vida para além do Cristiano Ronaldo e do Moutinho!

Etiquetas: