15 março 2009

Entre_linhas 39 (19março2009)

Tenho assistido à troca de argumentos entre Oliveira Bastos e Rodolfo Andrade a propósito de temas polémicos como são a eutanásia, o aborto ou o casamento entre homossexuais. Para além de querer aqui revelar a minha maior proximidade pelas posições do Rodolfo, não posso deixar de manifestar o mais veemente repúdio pelo título escolhido por Oliveira Bastos para a contra resposta da semana passada. Dizer que “O PS não defende a vida e revela cultura da morte” é excessivo, demagógico e inaceitável, pela irresponsabilidade, intolerância e mentira que essa expressão encerra. Não vou aqui esgotar o espaço que tenho para esta rubrica com argumentos que poderiam originar mais um conjunto de fundamentações ridículas por parte do meu caro amigo Oliveira Bastos. Vou apenas fazer-lhe uma pergunta muito objectiva. Esta semana, foi preso o alegado violador de uma menina brasileira de 9 anos, que acabou por engravidar de gémeos. A criança era vítima de abuso sexual desde os seis anos e o alegado violador era o seu próprio padrasto. Após a concretização da opção pelo aborto, até por razões que apontavam para o risco de vida não só dos gémeos mas também da menina de 9 anos, um arcebispo brasileiro pediu a excomunhão dos familiares da menina e dos médicos e enfermeiros envolvidos no acto. Pergunto: meu caro, neste caso concreto e real, apoia a decisão de aborto ou a posição do arcebispo?

Não tive oportunidade de ver em directo a actuação de Eva Danin no Festival da Canção. Vi depois, na repetição, já sabendo os resultados, ou seja que a nossa conterrânea havia ficado em 4º lugar na classificação geral. Obviamente que somos bastante tendenciosos quando estão em causa os que nos são próximos mas, mesmo correndo esse risco, diria que a Eva esteve, de facto, a um grande nível. Tem uma voz muito bonita e estou convencido que esta foi a oportunidade que lhe faltava para dar um empurrão à sua carreira musical. Estamos orgulhosos pela sua performance e a torcer pelo seu futuro artístico.

Foi já apresentado o Simplex 2009, este ano com a novidade de algumas das medidas propostas terem surgido de um concurso de ideias aberto com o objectivo de estimular a criatividade dos funcionários do Estado. Com estas novas medidas os pensionistas vão ter de deixar de fazer prova de vida para isenção do pagamento de taxas moderadoras, vai ser eliminada a obrigatoriedade da apresentação mensal da declaração de remunerações à Segurança Social, e o recibo de vencimento nos serviços de administração directa do Estado passa a poder ser enviado por correio electrónico. E estas são apenas 3 das novas 200 medidas.

Etiquetas: