25 julho 2009

Entre_linhas 56 (23jul2009)

Está patente ao público até 13 de Setembro nos Paços da Cultura de S. João da Madeira uma exposição de antigos alunos de Artes Visuais da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, comissariada pelo pintor José Emídio. Uma das artistas que apresenta a sua obra é Filomena Almeida, cujos trabalhos fui encontrar numa outra exposição realizada no âmbito do Encontro de Artes no cenário de uma Aldeia de Xisto – Cerdeira, situada em plena serra da Lousã. E foi, de facto, com grande orgulho que reparei que a legenda de alguns trabalhos referia S. João da Madeira como a localidade de origem de uma das artistas que apresentava as suas esculturas naquele paradisíaco local. Filomena Almeida é natural de S. João da Madeira e os seus trabalhos, esculturas em pedra, já passaram por exposições individuais e colectivas realizadas não só em Portugal, mas também noutros países. É, por isso, uma excelente oportunidade para revermos os trabalhos desta e de outros artistas sanjoanenses, que deram os seus primeiros passos precisamente numa das nossas escolas. (http://elementosasolta.blogspot.com)

Começa a ser verdadeiramente incompreensível o silêncio de Ferreira Leite. De facto, é já por demais evidente para todos que a estratégia do PSD vai ser calar a sua líder que, só por acaso, também é candidata a Primeira- -Ministra de Portugal. Compreende-se a estratégia, até porque, quando ela fala, faz tremer as suas hostes, dada a fragilidade e limitação dos seus próprios argumentos e ideias. No entanto, o silêncio tem limites! Os portugueses precisam de conhecer as propostas, posições e medidas de quem se apresenta como alternativa a José Sócrates. Em democracia, as opções devem ser tomadas com base em projectos concretos, sobre os quais os eleitores se pronunciam através do seu voto. E os projectos são liderados por pessoas concretas, de pele e osso, que devem mostrar-se de forma clara aos eleitores. Esconder as propostas, ideias e convicções não deixa de ser, portanto, uma estratégia assente numa desonestidade política inadmissível. Os portugueses não são parvos e percebem isso mesmo! Aliás, Ferreira Leite já tinha dado sinais que tem uma noção no mínimo estranha de democracia!

As escolas de S. João da Madeira anunciaram já as suas ofertas de cursos profissionalizantes para o próximo ano lectivo. Ao todo, serão 34 cursos profissionais, 13 dos quais a decorrer pela primeira vez, em áreas de formação como a manutenção industrial, turismo e comércio, marketing, electrónica e automação, informática, apoio à infância, electricidade e energia, entre outras. Este vasto leque de ofertas é, portanto, excelente notícia para muitos dos jovens de S. João da Madeira e de toda esta região que frequentam ou pretendem frequentar as escolas do nosso concelho.

Etiquetas: