23 maio 2007

NET IX: 19/maio/2007






A asma é uma doença com grande importância em termos pessoais e socio-económicos, dada a sua elevada prevalência, carácter crónico, interferência com a qualidade de vida dos doentes e custos financeiros que acarreta para quem tem que adquirir, regularmente, a respectiva medicação.

Existem cerca de 1 milhão de asmáticos em Portugal e até já existe uma associação que se dedica a apoiar as pessoas com esta doença e respectivas famílias.

A Associação Portuguesa de Asmáticos (APA) possui ainda uma importante presença na Internet. No site http://www.apa.org.pt, podem ser obtidas informações relevantes para quem lida, directa ou indirectamente, com esta doença. Para além de informação bastante útil dirigida à população em geral no sentido da prevenção da asma, existe ainda um espaço próprio para os associados. De referir que os associados desta colectividade têm descontos na aquisição dos medicamentos associados à doença. Só isso é já, de facto, uma grande vantagem.










A iniciativa Novas Oportunidades, inserida no Plano Tecnológico assenta no objectivo de referência mínimo para qualificação dos nossos jovens e adultos o ensino secundário, segundo dois pilares fundamentais: por um lado fazer do ensino profissionalizante de nível secundário uma efectiva opção e, por outro, elevar a formação de base dos nossos activos.

Durante o período de vigência da Iniciativa deverão ser envolvidos mais de 650 mil jovens em cursos técnicos e profissionalizantes e as vagas em vias profissionalizantes representarão metade do total de vagas ao nível do ensino secundário. Por outro lado, pretende-se ainda qualificar 1 milhão de activos até 2010. Isto tudo através do reforço do Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, “como forma de medir e certificar competências adquiridas em contextos não formais e informais”.

No site http://www.novasoportunidades.gov.pt, podem obter-se as mais variadas informações acerca desta importante iniciativa governamental que visa levar por diante, provavelmente, o maior desafio que Portugal enfrente nos dias de hoje: o aumento do nível de qualificação dos nossos recursos humanos.

2 Comments:

Blogger Rui Guerra said...

não me digas que te inspirei, para a divulgação do site dos asmáticos?

19:13  
Blogger LMF said...

É verdade amigo! O culpado és tu!

09:54  

Enviar um comentário

<< Home