07 maio 2007

NET VIII: 5/Mai/2007







Foi apresentado recentemente um portal que, se conseguir recolher a informação para que foi concebido, poderá ter bastante interesse para todos aqueles que gostam de saber o que vai acontecendo por esse país fora. Trata-se do portal http://www.imprensaregional.com.pt/, dedicado à imprensa regional.
Certamente por desconhecimento, ainda não existem ligações para muitos dos jornais locais e regionais, inclusive para aqueles que são publicados em S. João da Madeira. Aliás, do Distrito de Aveiro, apenas o jornal “O Concelho da Murtosa” aparece registado.
Segundo os seus responsáveis, este Portal destina-se a alojar as edições electrónicas das publicações periódicas regionais e resulta do novo regime de incentivo à leitura e ao acesso à informação, vulgarmente conhecido por porte pago. Tem em vista estimular a inovação tecnológica do sector e expandir as possibilidades de acesso às publicações periódicas portuguesas em qualquer parte do mundo.





Tive a felicidade de assistir à estreia do filme DOT.COM, realizado por Luís Galvão Teles. Foi, talvez, o filme português que mais gostei de ver. Não só pelo facto do argumento estar, de alguma modo, relacionado com questões tecnológicas e com a Internet, mas também pela forma inteligente e subtil como o povo português, no nosso Portugal mais profundo, é caricaturado.
Rodado na belíssima e paradisíaca aldeia de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere, esta magnifica comédia já fez, pelo menos, mudar o quotidiano das suas três dezenas de habitantes. No site http://aguasaltas.com/ pode ter acesso a um cheirinho da história e, na verdade, ao site da “polémica”. Já em http://salvemonossosite.clix.pt/ pode visualizar alguns comentários, de pessoas mais ou menos conhecidas, acerca do filme. A critica é, em geral, bastante positiva e, sinceramente, acho que este filme merecia ser visto por imensa gente. Só dessa forma é que os bons realizadores, como é o caso, poderão ter energias, estímulo e inspiração para continuar a trabalhar desta maneira. O cinema Português está, portanto, de parabéns!

1 Comments:

Blogger rb said...

Bem assinalado esse portal da imprensa regional. Já está nos meus favoritos!

11:00  

Enviar um comentário

<< Home