11 outubro 2008

Entre_linhas 18 (9outubro2008)

Vi uma peça sobre a última sessão da Assembleia Municipal onde foram apresentados, pelo líder da bancada do PSD, alguns números relativos às visitas ocorridas ao shopping 8ª Avenida, após um ano da abertura das portas. Dizia o meu caro amigo Oliveira Bastos que, segundo a Administração daquela estrutura comercial, foram cerca de 4,9 milhões os visitantes em apenas 1 ano. Fazendo apenas um cálculo simples, de facto, é muito estranho que, em média, mais de 13 mil pessoas por dia tenham passado pelo shopping. Vou lá algumas vezes e, na verdade, não fico com essa sensação! Aliás, não sei mesmo como é que se fazem este tipo de contagens sem ser por estimativa e, portanto, sendo uma estimativa, acho que está feita por cima! Muito por cima, aliás! Mas pergunto eu: ainda existe a necessidade de se demonstrar aos sanjoanenses a utilidade daquele local? Pelos vistos, sim!

A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, considerou ser “essencial” conhecer a opinião do Presidente da República sobre a declaração unilateral de independência do Kosovo, antes de tomar qualquer decisão sobre o assunto. Aparentemente, parece uma situação normal em democracia mas, no meu entender, não é. Na minha opinião, um partido político não deve fazer depender a sua posição sobre qualquer assunto da opinião de ninguém, senão da sua própria matriz ideológica, dos seus princípios, das suas estruturas que foram eleitas para isso mesmo. Este episódio terá passado despercebido para a maioria das pessoas mas considero que foi um precedente gravíssimo que se abriu na democracia portuguesa. E o mais ridículo é que Ferreira Leite fez questão de falar à saída para dar conta da entrevista que fez ao Presidente. É por isso que muito gente acha que ela deve estar calada. Quando abre a boca, só sai asneira!

Mais um parágrafo para dar conta de novo episódio ocorrido na Serafim Leite, na minha escola: a vídeo-conferência, em directo, com o Primeiro-Ministro, a Ministra da Educação e o Secretário de Estado Adjunto da Educação. O Plano Tecnológico da Educação parece ter assentado arraiais nesta escola! O que é bom! É sinal de reconhecimento!