07 novembro 2008

Entre_linhas 22 (06novembro2008)

A semana passada dava conta neste mesmo espaço de uma empresa sedeada em S. João da Madeira (http://www.creativesystems.pt) que se vem destacando com o desenvolvimento de uma solução inovadora para carrinhos de supermercado baseada em tecnologia RFID. Esta semana destaco uma outra empresa, também de S. João da Madeira, e que se vem impondo internacionalmente com a produção de chapéus. Na verdade, a FEPSA é a terceira maior produtora do mundo, com um volume de negócios de mais de 7 milhões de euros, só ultrapassada pela norte-americana Hatco (27 milhões) e pela checa Tonak (15 milhões). Mas não é pelo facto de produzir chapéus que esta empresa deixou de inovar e de investir, por exemplo, em novos processos de tinturaria. Já este ano gastou mais de um milhão de euros no desenvolvimento de nova tecnologia, na área dos sistemas de informação e na gestão sustentada da energia. Fica, pois, uma justa homenagem a esta empresa e ao seu CEO, Ricardo Figueiredo, pelo dinamismo que tem imprimido a esta empresa que também engrandece o nome de S. João da Madeira.

Começa a não ser inédita a ocorrência de desacatos na zona dos bares da nossa cidade, Rua Padre Oliveira. Para quem como eu passou alguns bons momentos naquela zona, à porta ou dentro do Pede Salsa ou do Bicalho (e mais tarde do Cafeína), ficará incomodado com este tipo de notícias que começa a ter alguma frequência. O alarme excessivo pode ser contraproducente mas ignorar o fenómeno pode ser desaconselhável e pode levar a que as autoridades responsáveis acordem tarde demais, prejudicando a mística do próprio local e a situação dos bares instalados naquela zona. Os jovens sanjoanenses revêem-se naquele local e precisam dele para se divertirem. Episódios de violência são, portanto, inaceitáveis e intoleráveis.

O ambiente no PSD não anda nada calmo. Antes era pelo silêncio da sua líder. Agora é por falar demais, embora quando o faz acerte sempre “ao lado”! Incompreensivelmente, ainda se desconhecem quaisquer ideias do actual PSD para Saúde, Justiça, Educação, Ambiente ou Segurança Social. Ferreira Leite vai falando de Finanças e mal! Por isso é que mesmo que fale, ninguém a ouve! Não traz esperança!