28 novembro 2008

Entre_linhas 25 (27novembro2008)

No seu espaço de opinião neste mesmo semanário, o meu amigo Paulo Guimarães, na semana passada, começava por tecer comentários completamente descabidos em relação ao Magalhães e à iniciativa governamental e-escolinha, que visa fazer chegar a 500 mil estudantes do 1º ciclo do Ensino Básico aquele computador. Ora, não é possível chegar a tanta gente, em todo o país, tão rapidamente como as pessoas desejam. Compreende-se a ansiedade dos pais e das crianças em ter nas mãos os computadores mas isso não acontece de um dia para o outro. Não é possível ir ao mercado comprar computadores a quilo porque eles estão a ser fabricados, neste momento, numa empresa portuguesa! Mas curiosa foi a forma como o Paulo Guimarães terminou a sua crónica: depois das críticas vem dar os parabéns à Câmara Municipal por esta ter comparticipado os 20 euros do custo do Magalhães para os alunos do escalão A. Mas o Paulo só não disse de quantos euros estamos a falar, nesta iniciativa da Câmara. E também não disse porque é que os 50 euros para os restantes alunos não são comparticipados. Será que constituiria um custo insuportável no orçamento camarário?

Marcelo Rebelo de Sousa deixou no ar a possibilidade de entrar na luta pela liderança do PSD. É uma má notícia para Manuela Ferreira Leite que, dada a sua inabilidade política, vai perdendo a sua base de apoio, vai ficando isolada. Curioso é o facto da direita portuguesa estar a regressar ao passado. Temos Paulo Portas novamente à frente do PP e agora Marcelo ameaça voltar à liderança do PSD. Mas o interessante é que Marcelo, quando saiu, fê-lo precisamente por causa de Paulo Portas, inviabilizando, na altura, a AD. Será isto um desejo de vingança por parte de Marcelo? Serão estas boas notícias para a democracia portuguesa? Estou certo que não!

Estão em curso as alegações finais de um dos casos mais mediatizados de sempre da justiça portuguesa. Espero que seja possível apurar todas (ou quase todas) as responsabilidades e que os criminosos, os verdadeiros, sejam punidos. Este caso, para o bem e para o mal, servirá de exemplo para a justiça portuguesa. Desejo muito que venha a ser um bom exemplo!