14 novembro 2008

Entre_linhas 23 (13novembro2008)

Barack Obama venceu as eleições americanas e sobre ele recaem enormes expectativas. Desde logo porque a herança é pesada: por um lado, os EUA (e o mundo em geral) vivem uma crise financeira de que não há memória desde há várias décadas e é preciso que as pessoas e as empresas ganhem, de novo, uma nova esperança; por outro, há questões mal resolvidas como a guerra do Iraque, que se vão arrastando no tempo e que vinham minando a credibilidade americana. Esta vitória de Obama, o primeiro afro-americano a ascender ao mais alto cargo na Casa Branca, tem também uma carga simbólica enorme, demonstrando que os americanos são capazes do pior e do melhor. Luther King tinha um sonho mas desde Agosto de 1963, data em que o verbalizou, este foi, porventura, o momento mais próximo da concretização desse sonho. Já agora, recue no tempo e viva a emoção em torno desse discurso histórico, através deste registo com som e imagem disponível em http://www.americanrhetoric.com/speeches/mlkihaveadream.htm

Dois ex-formandos do Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado (CFPIC) de S. João da Madeira conquistaram os dois primeiros lugares no 13º Concurso Internacional de design “Sulle Orme del Cuoio”, realizado em Itália. Para além de ser, obviamente, um passo muito importante para a carreira dos próprios, não deixa de ser igualmente relevante para o prestígio dos sapatos concebidos neste Concelho e nesta Região. Para as empresas de calçado sanjoanenses este é, pois, um sinal de que a saída para competitividade global é a inovação, qualidade, design, marca, moda. E nisto damos cartas, somos bons, somos dos melhores. Marco Egídio Freitas e Rosário Alves estão, pois, de parabéns. O CFPIC também porque a formação inicial, o estímulo do espírito empreendedor e o despertar da confiança pessoal nos formandos é absolutamente essencial para o sucesso. Marco e Rosário vão no caminho certo! (http://www.cfpic.pt)

Com que então Manuela Ferreira Leite não concordava com o aumento de 24 euros do salário mínimo nacional? De facto, ela representa bem todos aqueles que mostram insensibilidade social e que querem continuar a aposta na política dos salários (incrivelmente) baixos!