21 novembro 2008

Entre_linhas 24 (20novembro2008)

Já há muito que não via circular em S. João da Madeira as viaturas do NET sobre RODAS, uma iniciativa enquadrada no EDV Digital e que tinha como objectivo o combate à info-exclusão. Na última reunião de Câmara foi tornado público que as duas viaturas estão paradas até que o “QREN dê algum apoio” à iniciativa. Julgo que se trata de uma opção política errada a de não querer continuar a prestar esse serviço às populações. E é demagógico e errado transferir para outra entidade a responsabilidade desse facto. É que há muitos outros serviços prestados à população, uns mais importantes que outros, cujo financiamento não depende de fundos comunitários. Ou terá, por exemplo, a iluminação de Natal que esperar por tal financiamento? Parar as carrinhas e deixar de prestar o serviço à população e às colectividades foi, de facto, uma opção política e um reconhecimento de que há outras prioridades merecedoras dos dinheiros dos orçamentos das autarquias envolvidas.

Entre 18 e 23 de Novembro, decorre na FIL, Lisboa, uma mostra de tecnologias com o intuito de divulgar junto da sociedade a aplicação dos melhores produtos e serviços de cariz tecnológico nas diversas áreas do meio empresarial, nomeadamente Saúde, Educação, Transportes, Ambiente, Turismo, Mobilidade, Casa, Marketing, E-Business, E-Government, Comunicação, Inovação, Segurança, entre outras. Portugal e as empresas portuguesas estão hoje diferentes daquilo que eram antes do Plano Tecnológico e este evento será, portanto, uma boa oportunidade para verificarmos isso. (http://www.portugaltecnologico.fil.pt)

Quando me enviaram um site com o título “Save Miguel” fiquei imediatamente com curiosidade, uma vez que referia o meu próprio nome: Miguel. Cliquei no link e fui dar a um site bem desenhado, muito simples e que segundo após segundo, me ia despertando cada vez mais o interesse e a curiosidade. Aliás, é esse o interesse de quem promove o site: chamar a atenção e captar o interesse do visitante até ao fim do episódio, onde consta uma determinada mensagem. Vou usar a mesma técnica, ou seja, não vou dizer mais nada para além do que já disse atrás e que, reconheço, é muito pouco. A não ser, claro, sugerir uma visita ao respectivo endereço disponível em www.savemiguel.com. É, na verdade, uma interessante forma de fazer passar mensagens!