28 outubro 2010

Entre_linhas 102 (28outubro2010)

Realizou-se mais um “passeio dos idosos” organizado pela Junta de Freguesia de S. João da Madeira. Desta vez o destino foi Esposente e contou com a presença de mais de 1000 pessoas. Gostaria de reafirmar neste espaço que não sou contra a realização deste tipo de convívios. Pelo contrário! Acho a iniciativa importante por permitir que as pessoas saiam das suas rotinas, contactem com conhecidos e amigos de longa data e partilhem experiências, angústias e momentos de felicidade. No entanto, esta é sempre também uma boa altura para relembrarmos a passividade da autarquia em matéria de política social, nomeadamente dirigidas aos seniores. Desde logo, bastará olharmos para os quadros de pessoal da Câmara para percebermos logo a sensibilidade. Quantos arquitectos e engenheiros existem nos quadros da Câmara? E quantos assistentes sociais e psicólogos estão ao serviço da autarquia? São contas fáceis de fazer mas que revelam bem as opções políticas dos últimos anos. É, natural, portanto que até os próprios sanjoanenses mais seniores vivam com grande intensidade o dia do passeio. Afinal de contas são os únicos momentos em que sentem que lhes dão alguma atenção!

Já é notório e reconhecido o intenso trabalho que Portugal está a desenvolver em matéria de energias renováveis. A aposta no veículo eléctrico e o desenvolvimento de uma rede nacional de abastecimento são componentes importantes e para que perceba isso, imaginemos por momentos a Cidade de S. João da Madeira, por exemplo, sem o fumo das viaturas e o barulho dos respectivos motores. Pois bem, um dos argumentos dos mais cépticos é o facto da autonomia das baterias dos carros eléctricos não ser ainda significativa por só permitirem andar entre 60 e 70 quilómetros sem recarregamento. Pois bem, um protótipo de um Audi A2 movido apenas por um motor eléctrico percorreu esta semana os 600 quilómetros que separam Munique de Berlim, na Alemanha, sem precisar de recarregar as baterias o que, na verdade constitui um grande avanço. Em 2020, o governo alemão quer ver em circulação um milhão de automóveis eléctricos e já em 2013 a BMW e a Volkswagen contam ter os primeiros modelos à venda. Portugal olha também para esta área com visão estratégia, sendo a rede Mobi-e já uma realidade em vários concelhos. Quem ainda olha para estas coisas com desconfiança, deve fazer o seguinte exercício: olhar para trás e tentar recordar o tamanho e autonomia dos telemóveis de há 10 anos, comparando-os com aquilo que são hoje. Pois bem, imaginem o que serão as viaturas daqui a 10 anos e poderão ver o filme todo!

Falava eu na semana passada da prorrogação do prazo, até 30 de Novembro, para a entrega de candidaturas ao Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PMEs, que visava a Diversificação e Eficiência Energética, nomeadamente através do apoio a investimentos que passem pela instalações de Sistemas Solares Térmicos. Esta semana foi também prorrogado até 30 de Novembro o outro concurso no âmbito do QREN/PO_Norte também na área da eficiência energética, desta feita dirigido a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Associações Desportivas de Utilidade Pública (ADUP) que visa, igualmente, apoiar este tipo de instituições na instalação de soluções energeticamente eficientes, promovendo dessa forma a poupança de energia e a redução de custos de funcionamento. Que não seja por falta de informação que as nossas empresas e colectividades deixam passar esta oportunidade!

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