29 maio 2007

NET X: 26/maio/2007







A Internet é uma ferramenta que permite a qualquer um de nós fazer chegar mensagens, das mais variadas índoles, a todo o planeta, criando, portanto, mais eficazes condições para o exercício de uma cidadania plena.

Foi o que fez um grupo de cidadãos espalhados por esse mundo fora, ao abrirem um blog com o endereço http://postcardworldpeace.blogspot.com/, onde lançaram um desafio: recolher postais, escritos em qualquer língua e enviados para uma das duas moradas indicadas para o efeito, cujo conteúdo contenha mensagens alusivas à paz. Os postais recebidos serão, posteriormente, digitalizados e publicados online.

Neste momento, estão já publicados 120 postais oriundos de 46 países diferentes, dois dos quais de Portugal (Águeda e Nazaré). Pelo andar da carruagem, muitos mais chegarão nos próximos dias.De referir ainda que, segundo os autores desta iniciativa, o blog não está ligado a qualquer ideologia política ou religiosa, nem a qualquer governo. Trata-se apenas de um contributo para a promoção da paz no mundo e, na verdade, todas as iniciativas são poucas e insuficientes para esta causa.







A Internet é também, provavelmente, a forma mais eficaz, mais rápida e mais barata de fazer passar mensagens e apelos. O recente episódio do desaparecimento da menina inglesa no Algarve levou já à criação de um site na Internet que poderá ajudar, no mundo inteiro, a recolher, não só informações e pistas que possam levar à criança, mas também fundos para custear as futuras buscas que serão efectuadas por conta própria. No caso de ser suficiente, os fundos recolhidos poderão ainda permitir o apoio de casos similares que, infelizmente, vão acontecendo por esse mundo fora. Em http://www.findmadeleine.com/ pode obter todas as informações inerentes a esta iniciativa. Até ao momento, foram já recolhidos mais de 3,5 milhões de euros.
Outra criança que desapareceu em Portugal, desta vez em Março de 1998, foi o Rui Pedro, de Lousada. Esta criança aparece ainda referenciada no site da Polícia Judiciária no endereço respectivo (http://www.policiajudiciaria.pt/htm/pessoas.htm), onde constam ainda informações acompanhadas de foto de cerca de 80 pessoas desaparecidas em Portugal desde há vários anos.Trata-se, portanto, de formas bastante importantes de difusão de informação com um fim absolutamente meritório. Sem a Internet estas informações eram bem mais difíceis de fazer passar e chegavam a muito menos gente. Por outro lado, permite ainda que estes processos não caiam nunca no esquecimento. Em qualquer motor de busca, a todo o momento, facilmente podemos chegar até eles!

1 Comments:

Blogger Alberto Severino said...

Hola Luis Miguel

gracias por escribir sobre Una Postal por la Paz Mundial en tu blog.

Paz para ti.

Alberto
Equipo Una Postal por la Paz Mundial

14:23  

Enviar um comentário

<< Home