03 setembro 2009

Entre_linhas 58 (3set2009)

Foi com grande expectativa que o país esperou largas semanas pelo programa eleitoral do PSD para as eleições legislativas que se disputam no próximo 27 de Setembro. Ferreira Leite já tinha avisado que nada de novo seria apresentado e, de facto, temos que concordar, essa promessa já cumpriu na íntegra. É desconcertante verificar que toda a estratégia do PSD é cavalgar em cima daquilo que foi feito pelo Governo ainda em funções, dizendo mal, destruindo, suspendendo ou rasgando. Há quem pretenda apresentar-se às eleições sem se comprometer com nada, sem definir metas, sem dizer, de forma clara aquilo que pretende para o país. Isso é típico em partidos pequenos que não ambicionam governar, que não têm perfil de poder, cujos líderes não são candidatos a primeiro-ministro. No entanto, constatarmos que o PSD, principal partido da oposição, de quem se espera ideias concretas alternativas à actual governação, usa também esse método o que, no mínimo, é inédito. Ferreira Leite parece ainda não ter percebido que está na altura de começar a falar! Por muito que lhe custe e por muito que custe aos companheiros de partido!

Estatísticas publicadas recentemente pelo Ministério da Educação evidenciam reduções significativas nas taxas de abandono e insucesso escolares. Por exemplo a taxa de retenção no Ensino Básico (público) no ano lectivo 2008/09 situou-se nos 7,7%, um valor muito abaixo dos 12,2% registados em 2004/05 (e dos 15,5% em 1996/97). Em 2008/09, 121.222 alunos concluíram o 9º ano de escolaridade, um valor 48% acima do registado em 2004/05 (81.743). Também no Ensino Secundário os resultados foram bastante positivos: a taxa de retenção situou-se nos 18%, claramente abaixo dos 33% registados em 2004/05 e mais ainda dos 36,6% em 1996/97. Alguns tentam fazer crer que estes resultados se devem ao facilitismo e a manipulações estatísticas, o que é o mesmo que dizer que os professores, nas escolas, no sue dia-a-dia, fizeram batota. Eu não acredito nessa tese pois confio plenamente na dedicação e profissionalismo dos professores, mesmo numa altura em que contestaram ferozmente algumas mexidas legislativas nas suas próprias carreiras. Eu acredito que, finalmente, Portugal vai no rumo certo no combate ao abandono e insucesso escolares, um problema que há muito nos deixava envergonhados.

Os eleitores portugueses têm um sítio na Internet onde podem aceder a toda informação relevante para os dois importantes actos eleitorais que se aproximam. Desde já, é possível confirmar a nossa situação em termos de recenseamento, uma informação importante para que no dia das eleições não sejamos apanhados desprevenidos. Visite www.portaldoeleitor.pt.

Etiquetas: