05 setembro 2009

A propósito de liberdade de imprensa

Muito se tem falado a propósito do encerramento daquele programa de televisão que passava às 6ªs feiras e que era apresentado por Manuela Moura Guedes, esposa do recente ex-chefe da TVI. Alguns têm mesmo tentado a estratégia do aproveitamento político, nomeadamente aqueles que não se conseguem impor pelas ideias que apresentam ao país. Para esses, distrair os portugueses com estes episódios, é, portanto, uma necessidade como de "pão para a boca"!
Porque a liberdade de imprensa tem sido usada por muita gente, importa fazer referência a um relatório publicado anualmente por uma entidade insuspeita e independente, que tenta fazer o retrato mundial do fenómeno. O relatório contempla um ranking (Press Freedom Index), sendo Portugal um dos países considerados. Ora, em 2004, Portugal aparecia em 25º lugar, numa lista de 167 países. Na última edição publicada (2008), Portugal aparece na 16ª posição (entre 173 países), ou seja, Portugal melhorou a sua posição relativa neste ranking produzido por uma entidade independente.
Afinal, estamos melhor agora do que em 2004. E não me venham agora dizer que foi José Sócrates, o Governo ou o PS que manipularam os resultados. Serioa escandaloso demais! Confiram em http://www.rsf.org/en-classement794-2008.html

1 Comments:

Blogger contradicoes said...

A liberdade de expressão
nunca foi posta em causa
isso é uma falsa questão
dos críticos de trazer por casa

A não ser que os governantes
não a possam exercer
não reagindo aos caluniantes
que os querem comprometer

23:36  

Enviar um comentário

<< Home