27 novembro 2009

Entre_linhas 66 (26nov2009)

O Presidente da República, Cavaco Silva, visitou S. João da Madeira no âmbito da 1.ª Jornada do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, realizada durante dois dias na região do Entre Douro e Vouga. Na cerimónia de encerramento, realizada no nosso concelho, o Presidente da República condecorou várias personalidades e instituições que se distinguiram, enquanto agentes inovadores, ao longo das suas vidas e no exercício das suas actividades. Uma dessas instituições foi a APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), agraciada como Membro Honorário da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial - Classe do Mérito Industrial. Trata-se de um reconhecimento da importância desta instituição representativa do sector do calçado, à qual estão ligadas muitas das empresas presentes em S. João da Madeira e empregadoras de muitos sanjoanenses. Esperemos que este reconhecimento venha a representar um ainda maior dinamismo neste sector tão importante para a economia desta região e do nosso concelho em particular, onde a inovação é cada vez mais decisiva na competitividade no panorama global. (www.presidencia.pt).

Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, assumirá a presidência da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, à qual S. João da Madeira pertence. Certamente que poucos saberão da existência desta Associação e muito menos que a sua sede está localizada no nosso concelho. No entanto, trata-se de uma importante instituição que serve os municípios do Entre Douro e Vouga e que, do meu ponto de vista, deveria ter uma maior influência no contexto desta Região. Só dessa forma é que o desenvolvimento dos cinco municípios que a integram (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra) poderá ser assegurado de forma mais coerente e menos egoísta.

Recue-se no tempo uma mão cheia de anos e tentemos relembrar aquela que era a nossa experiência de navegação na Internet nessa altura. De facto, hoje em dia, podemos aceder a muitos mais serviços e através de larguras de banda muito superiores às que estavam disponíveis naquela altura. No final do 3.º trimestre de 2009, segundo a ANACOM, de todos os acessos fixos à Internet existentes em Portugal, 98% eram já realizados através de Banda Larga. Por outro lado, confirma--se um crescimento significativo no número de clientes de Banda Larga móvel que, no final de Setembro, eram 32,4 por cada 100 habitantes. Aliás, nesta tecnologia, Portugal apresenta-se como o 3.º país da União Europeia com maior penetração. Outro dado significativo agora conhecido é o facto de serem já 14 mil os utilizadores (residenciais e empresariais) de acesso à Internet através de fibra óptica. Ora, estes números mostram bem que os portugueses não deixaram de se actualizar para que a sua vida, na Internet, seja passada com cada vez maior qualidade. (www.anacom.pt).