03 dezembro 2009

Entre_linhas 67 (3dez2009)

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou, no passado dia 27 de Novembro, os dados relativos ao poder de compra nos 308 municípios portugueses, dados esses reportados ao ano de 2007. Ora, verifica- -se, por exemplo, que, dos 308 municípios, 39 superaram o poder de compra per capita médio nacional, sendo sugerida pela análise uma associação positiva entre o grau de urbanização das unidades territoriais e o poder de compra aí verificado. Sem surpresa, o ranking é, portanto, liderado por Lisboa, seguida de Oeiras, Porto e Cascais, precisamente os mesmos que lideravam a tabela em 2000, embora por outra ordem (Lisboa, Porto, Oeiras e Cascais). Olhando para o que acontece em concreto com S. João da Madeira, enquanto que em 2000 aparecia em 5.º lugar do ranking nacional, em 2007 aparece em 12.º lugar, o que mostra simplesmente que os sanjoanenses, em menos de uma década, perderam poder de compra em relação a outros concelhos, apesar de ter esboçado uma recuperação em relação a 2005. As dificuldades que hoje atravessamos são semelhantes às que os outros concelhos atravessam mas, em menos de uma década, perdemos terreno em relação a outros municípios em termos de poder de compra per capita. Entre 2000 e 2007, continuamos a liderar a lista dos cinco municípios do Entre Douro e Vouga, continuamos em 2.º lugar na Região Norte, logo atrás do Porto, mas fomos ultrapassados pelo município de Aveiro no distrito de Aveiro. Já há muito que a perda de centralidade de S. João da Madeira se vai acentuando. Esta é apenas mais uma evidência disso mesmo. (http://www.ine.pt).

No passado dia 19 de Novembro, a Comissão Europeia publicou um relatório que passa em revista o nível de disponibilidade e sofisticação dos serviços públicos online. Nesta matéria, Portugal aparece em 1.º lugar no contexto europeu em ambos os índices, com um nível máximo (100%) de disponibilidade e sofisticação. Na edição de Outubro de 2004, Portugal apresentava-se na 16.ª posição em matéria de disponibilidade (com um nível de 37%) e na 14.ª no nível de sofisticação (com um score de 65%). Portugal, em matéria de eGovernment representa hoje o que melhor se faz na Europa e para tal contribuiu directamente e inequivocamente a estratégia do Governo socialista, que elegeu o Plano Tecnológico e o SIMPLEX como prioridades na sua acção governativa! Recordem-se projectos como a Empresa na Hora, Nascer Cidadão, Cartão do Cidadão, Informação Empresarial Simplificada, apenas para dar alguns exemplos. E S. João da Madeira vai beneficiar, brevemente, de uma outra medida emblemática: a Loja do Cidadão de 2.ª Geração, que se encontra em fase de instalação.

Uma última palavra de agradecimento ao Paulo Guimarães, pelas palavras amigas e amáveis que me dirigiu há duas semanas atrás, a propósito da minha recente nomeação para assessor do Secretário de Estado da Energia e da Inovação.