04 fevereiro 2011

Entre_linhas 114 (3fevereiro2011)

Estive presente na inauguração da nova cara da Escola Secundária Oliveira Júnior, após ter sido alvo de obras profundas de ampliação e reabilitação. Estas obras, enquadradas no Programa de Modernização do Parque Escolar, representaram um investimento de 13,5 milhões de euros. Quem visita hoje aquela escola, encontra um espaço moderno, funcional, com tecnologia e com bom ambiente envolvente. Tem laboratórios devidamente equipados, salas de aula confortáveis, espaços de convívio, de estudo e para a prática do desporto, contando ainda com um bonito enquadramento verde bastante agradável à vista. Eu diria mesmo que a escola mudou radicalmente, para melhor, criando melhores condições para toda a comunidade. Todos ficaram a ganhar: os alunos, os professores, os não docentes, os encarregados de educação. Ficou a ganhar a Cidade que conta com mais uma escola de grande qualidade. Ora, o Programa de Modernização do Parque Escolar abrange actualmente 213 escolas e o investimento global que está estimado em 2,97 mil milhões de euros, tendo sido já realizado até Dezembro de 2010 1303 milhões de euros. Muito do investimento público que tantos ataques indiscriminados tem sofrido está precisamente aqui, na requalificação radical do parque escolar português, do ambiente onde as nossas crianças e jovens são educados. Este investimento público é, de facto, uma mais valia para o país. E acho que todos percebemos isso. Ou será que não?

Uma breve nota para sublinhar ainda o facto de, nesse dia da inauguração desta e de mais 20 escolas pelo país, foi anunciada a tão desejada requalificação da Secundária Serafim Leite, a minha escolinha. Boas notícias, portanto.

No passado dia 1 de Fevereiro foi publicado pela Comissão Europeia um relatório que coloca Portugal como o país, de toda a Europa, que registou nos últimos 5 anos o maior crescimento em matéria de inovação. Portugal posiciona-se, assim, no 15º lugar da UE27, 7 lugares acima da posição que ocupava em 2006. Para assinalar este facto, integrei a comitiva que acompanhou o Primeiro-Ministro e o Secretário de Estado da Energia e da Inovação àquela que foi recentemente considerada a melhor incubadora de base tecnológica a nível mundial no concurso "Best Science Based Incubator". Esta incubadora conta com um modelo de negócio autosustentado com forte retorno do investimento público e com uma taxa de sobrevivência das empresas incubadas superior a 80%. O volume de negócios agregado destas empresas, em 2009, foi superior a 70 milhões de euros e já contou com a criação de mais de 1.500 postos de trabalho directos, muito qualificados, desde o início de actividade. E podem ficar tranquilos que a deslocação para visitar esta incubadora não foi muito longa nem foi a um país muito distante. Foi aqui mesmo, em Portugal, bem pertinho de nós. Esta incubadora está sedeada em Coimbra e pertence ao Instituto Pedro Nunes. De facto, embora muitos tentem desvalorizar o que de positivo vai acontecendo no país, na verdade, temos coisas boas a acontecer todos os dias e que nos enchem de orgulho.

Etiquetas: