13 fevereiro 2011

Entre_linhas 115 (10fevereiro2011)

Há uns dias atrás, a estação de televisão SIC transmitia uma reportagem em que avançava com um cenário de S. João da Madeira deixar de vir a ser município, no âmbito de uma reorganização autárquica que o Governo, alegadamente, estaria a preparar. Dito isto, pensaria eu que toda a gente encararia esta especulação como eu encarei: mais um “tesourinho deprimente” da televisão portuguesa que, por ser tão ridículo, acabaria por ser ignorado. Surpreendentemente, alguns amigos no facebook davam eco a esta notícia, atirando logo para cima do Governo a autoria de uma ideia que, obviamente, não pode ser verdade. Claro que quem estava interessado e quem continuará interessado em alimentar esta polémica pretende, apenas, lançar a confusão para daí, demagogicamente, retirar dividendos políticos. Sejamos sérios: este cenário não tem pés nem cabeça e todos percebemos isso. Por isso é que foi com grande surpresa que vi uma notícia n’ O Regional da semana passada que dava conta daquela reportagem da SIC, reconhecendo, dessa forma, alguma credibilidade naquele cenário complemente absurdo. E isso, como sanjoanense, deixou-me transtornado. Como é que se poderá dar credibilidade a uma reportagem deste calibre? Qual foi a fonte utilizada pela SIC e quais foram os cuidados que O Regional teve para, de alguma forma, confirmar algum fundo de veracidade daquela reportagem? Quem são os interessados em promover, nesta altura, um debate que, simplesmente, está completamentente desajustado à realidade? Não tenho resposta a estas questões mas não posso deixar de deixar duas notas que me parecem relevantes, já que estamos a falar desta questão. Em primeiro lugar, se uma coisa destas viesse alguma vez a ser equacionada, eu seria um dos primeiros a ir para a rua para travar uma luta que pudesse honrar todos aqueles que lutaram pela nossa emancipação e pela construção do nosso município ao longo destes anos. Em segundo lugar, a ser verdade que possa vir a estar em cima da mesa uma proposta de reorganização autárquica (o que, aliás, virá a acontecer mais cedo ou mais tarde), esta teria que passar mais depressa, no meu entender, pelo ajustamento de alguns limites de determinados concelhos. E aí deixem-me que vos diga: eu também seria um dos primeiros a defender o alargamento do nosso concelho e a lutar com todas as armas democráticas para que tal acontecesse. Se, por um lado, estou absolutamente certo que o cenário especulado pela SIC e pelo O Regional teria a oposição frontal de todas as forças políticas, por outro lado, tenho sérias dúvidas que a luta pelo alargamento tivesse o apoio de todas essas mesmas forças políticas! Mas isto será especulação? Bem, se for, tal como a SIC e O Regional, também tenho direito!

Já em tempos dava nota aqui neste espaço de um espaço no Facebook dedicado à partilha de informações, vivências e experiências relacionadas com a antiga Escola Industrial de S. João da Madeira (Escola Industrial SJmadeira), actual Escola Secundária Serafim Leite. As fotos que por lá circulam, as notas, as descrições, os vídeos e os comentários fazem daquele espaço um local de encontro, muitas vezes de pessoas que já não se falam há décadas. Ora, a dinâmica daquele espaço é tal que está já marcado o 5º encontro convívio, um almoço previsto para o próximo dia 26 de Março de 2011 na Escola Secundária Serafim Leite. Se esteve ou está ligado a esta escola, ainda pode inscrever-se no convívio. Estou certo que valerá a pena.

Etiquetas: