03 agosto 2011

Entre_linhas 134 (28julho2011)

A Viagem Medieval, realizada anualmente em Santa Maria da Feira, vai arrancar já nesta última semana de Julho. Trata-se de um evento importante no contexto regional e até nacional realizado num concelho que, de facto, olhou para o seu magnífico Castelo como uma verdadeira oportunidade. O que é certo é que Santa Maria da Feira recebe todos os anos milhares de pessoas, oriundas de todo o país, criando também por esta via condições favoráveis à dinamização da sua economia. S. João da Madeira não tem nenhuma praia nem nenhum Castelo, é verdade! No entanto, este concelho tem muitas outras coisas que poderá aproveitar como uma oportunidade. A nossa terra já teve uma maior centralidade nesta região do que aquela que tem hoje, e essa é a mais pura das verdades. E essa perda de centralidade não está apenas ligada ao despertar dos nossos vizinhos, mas também à inércia e à falta de ideias inovadoras reveladas pela nossa autarquia nos últimos 20 anos. Em muitos aspectos, S. João da Madeira parou no tempo e isso não podemos deixar de lamentar. Mas este será, certamente, um tema a que regressaremos no retomar da época!

Soubemos a semana passada que o serviço de internamento e Bloco Operatório do Hospital de S. João da Madeira entram de férias na primeira quinzena de Agosto. Trata-se de algo inédito, um hospital entrar de férias, como se a saúde das pessoas também o fizesse no mês de Agosto. Já falei deste assunto algumas vezes e, desculpem-me os leitores, estou certo que falarei dele mais algumas. A verdade é que, já com o PSD no Governo, o Hospital vai de férias e isso, segundo parece, ninguém conseguiu evitar. Mesmo aqueles que, quando o PSD era oposição, faziam juras pela defesa do hospital.

António José Seguro (AJS) foi eleito Secretário-geral do Partido Socialista, abrindo um Novo Ciclo na vida do PS, agora na oposição. Em S. João da Madeira, a sua vitória foi expressiva (75%) e a lista de candidatos a delegados que tive a honra de encabeçar, conseguiu eleger todos os seus 3 membros, apesar de ter disputado a eleição com uma lista de candidatos a delegados adstrita a Francisco Assis. Estes resultados foram regra por todo o país, dando a Seguro um grande voto de confiança para conduzir o PS nos próximos tempos. Sou militante do PS há 20 anos e desde essa altura que tenho acompanhado o percurso de AJS na política e no Partido Socialista. É um homem que, por um lado, nos garante a defesa da matriz ideológica do PS, do socialismo democrático e do modelo social europeu. Por outro lado, trata-se de alguém com uma enorme capacidade de organização, algo que o PS precisa neste exacto momento. Seguro convenceu os socialistas e estou certo que, mais tarde ou mais cedo, convencerá os portugueses.

O Regional vai de férias e com ele muitos de nós também. No entanto, para um número elevado de portugueses, esta altura acaba por agravar o sentimento de angústia, uma vez que há contas a fazer e opções a tomar. O desemprego, de facto, condiciona muito a vida das pessoas e a época que vivemos não é nada fácil. Mesmo quem vive uma situação de emprego mais ou menos estável, os cortes recentes e futuros, o aumento de impostos obrigam a opções de férias mais prudentes em termos de gastos. De qualquer modo, desejo a todos os leitores habituais deste espaço de opinião, um excelente mês de Agosto, seja qual for a situação laboral. Até Setembro!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger FAÇA O SEU PRÓPRIO FLUVIÁRIO SEM FAZER MUITA FORÇA said...

é os alemães já faziam disso nos anos 30

atrai turistas

acho que esses pseudo-revivalismos
além de apelarem a certos adidos culturais camarários

e a empresas que organizam eventos à custa de erários vários

são os novos woodstock à portuguesa do século XXI

18:21  

Enviar um comentário

<< Home