16 junho 2011

Entre_linhas 129 (16junho2011)

Ainda a propósito das Eleições Legislativas do passado dia 5 de Junho, muito ficou por dizer. Os jornais locais da semana passada fizeram as suas coberturas normais e os principais partidos concorrentes tomaram as suas posições. De todas as que vi, confesso que me surpreendeu a tomada de posição do PSD de S. João da Madeira que, atribuiu a vitória “à qualidade de gestão” de Castro Almeida na Câmara Municipal E disse mais! O PSD considerou que “é graças à sua gestão camarária que se vem consolidando como partido de confiança dos sanjoanenses”. Eu até percebo que o PSD tenha a necessidade de dizer uma coisa destas! No entanto, julgo que um bocadinho mais de modéstia não ficaria mal ao PSD local. Ainda por cima, é importante recordar que em 2009 e em 2005 os resultados foram precisamente em sentido contrário e, nessa altura, não vi o PSD a atribuir a derrota a Castro Almeida e à qualidade da sua gestão autárquica. Vamos lá então aos factos para avivarmos as memórias: em 2009, em S. João da Madeira, o PS teve 39,2% e o PSD 28,7%; e em 2005, o PS teve 48,9% e o PSD apenas 26,2%. Como se vêm em ambos os actos eleitorais o PSD foi derrotado com diferenças ainda mais expressivas daquela que foi a sua vitória da semana passada. Parece-me, portanto, que esta análise do PSD a estes resultados sejam reveladores, no mínimo, de alguma falta de memória. Para não dizer alguma “inquietação”! Oportunamente desenvolverei melhor este raciocínio, estejam descansados!

A recuperação da Torre da Oliva foi adjudicada recentemente por 809 mil euros. Isto acontece numa altura em 35 empresas concorreram à transformação das antigas oficinas na Oliva Creative Factory, uma empreitada cujo montante ronda os 5,7 milhões de euros. Ora, este elevado número de empresas concorrentes, 35, levaram a que o Presidente da Câmara considerasse que “não falta quem queira concorrer às nossas obras” pela fama que “esta autarquia tem de pagar a horas”. No entanto, esta semana foi conhecido o resultado de uma auditoria realizada pela Inspecção-Geral de Finanças à Câmara de S. João da Madeira que recomenda, entre outras coisas, “o pagamento atempado das empreitadas”. Sobre esta questão, não valeria a pena acrescentar mais nada! De qualquer modo, ainda bem que aquelas 35 empresas não viram o relatório da IGF antes de entregarem as suas propostas à Oliva Creative Factory. Se o tivessem visto, ainda teriam mudado de ideias! Há cada uma!!!

O Partido Socialista vai a votos. No seguimento dos resultados das eleições legislativas do passado dia 5 de Junho, José Sócrates deu por terminado o seu mandato como Secretário-geral do PS, abrindo, dessa forma, caminho à sucessão. O PS tem muita gente com enorme potencial e na corrida estão duas personalidades de grande capacidade política: António José Seguro e Francisco Assis. A minha escolha recaiu sobre António José Seguro, pela sua extraordinária capacidade de organização, mobilização e liderança de equipas de trabalho. Como militante do PS, espero que a campanha decorra com elevação e que possibilite uma reflexão profunda sobre aquilo que deve ser o partido nos próximos tempos, agora na oposição. Embora o PS seja um partido com vocação de poder, espero que venha a exercer o papel de principal partido da oposição com sentido de responsabilidade porque a situação do país não permitirá outra coisa. Quer ganhe Seguro quer ganhe Assis, nesse aspecto, estaremos tranquilos! Têm ambos o sentido de estado suficiente para isso!

Etiquetas: