02 junho 2011

Entre_linhas 127 (2junho2011)

Numa sessão sobre empregabilidade na Secundária Oliveira Júnior, uma frase aparentemente pacífica de Castro Almeida reproduzida nos jornais locais da semana passada acabou por me surpreender. É que o Presidente da Câmara de S. João da Madeira alertou os alunos presentes na palestra para a necessidade da formação ao longo da vida como “um dos segredos do sucesso”. Ora, concordo em absoluto com esta frase! De facto, a formação inicial e a formação ao longo da vida é uma arma importantíssima para que as pessoas consigam enfrentar os desafios que se levantam nos dias que correm. Acontece que este raciocínio acaba por ser uma crítica explícita ao candidato do PSD a primeiro-ministro que, a semana passada, veio insultar precisamente aqueles que voltaram à formação através do Programa Novas Oportunidades, chamando-lhes “ignorantes”. Isto da política tem muito que se lhe diga! Os cidadãos têm que, de facto, estar sempre em alerta máximo para perceberem as subtilezas dos discursos!

Os candidatos do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Aveiro visitaram S. João da Madeira no passado dia 30 de Maio, iniciando a última semana de campanha eleitoral antes das eleições legislativas do próximo domingo. Uma componente do programa que tive a oportunidade de acompanhar, foi a visita a duas empresas bastante importantes no panorama industrial da cidade e do país e que têm dado cartas na competitividade no sector que integram. Uma delas, a Helsar (www.helsar.com), atingiu uma posição dominante no sector do calçado, estando na lista dos melhores fabricantes de sapatos de senhora, a nível nacional. Aliás, recentemente esta empresa foi notícia uma vez que Carol e Pippa Middleton, mãe e irmã da princesa de Kate Middleton escolheram calçar modelos da designer britânica Emmy Scaterfield que são produzidos, precisamente, na Helsar, assim como a bolsa de mão que Carol Middleton usou na cerimónia. A outra empresa visitada foi a ERT (www.ertgrupo.com), Empresa de Revestimentos Têxteis. Trata-se da maior empresa do seu sector a operar em Portugal, exportando a grande parte da sua produção. Como clientes conta com algumas das melhores marcas do sector automóvel. Com uma administração jovem e dinâmica, esta empresa é também um bom exemplo daquilo que o nosso país tem de extraordinário para mostrar e que a nós, sanjoanenses, nos enche de orgulho. Estas visitas embora que assumidamente em campanha eleitoral, servem também para isso: para puxar pelos bons exemplos.

Não me lembro de viver um período eleitoral em que os resultados fossem tão imprevisíveis com o são neste momento. As sondagens estão muito equilibradas e os comentadores políticos não arriscam um palpite. De facto, neste momento, todos temos a percepção de que tudo pode acontecer. Por mim, tal como esperarão certamente os leitores, estou confiante na vitória da Partido Socialista, com a humildade suficiente para reconhecer que, como é óbvio, se cometeram erros nos últimos seis anos. Só não erra quem está quieto! Ora, mas os problemas que o país enfrenta estão identificados, a ajuda externa está decidida e definidos os seus termos gerais. No entanto, há muitas diferenças entre os dois principais projectos políticos e essas diferenças parecem-me claras para todos. Só mesmo quem não quer é que não vislumbra as diferenças em termos de modelo de sociedade que se pretende e do papel do Estado no desenvolvimento desse modelo. Mas já agora, caso pretendam comparar todos os programas eleitorais, deixo-vos uma página do jornal de Negócios onde os podem encontrar: http://tinyurl.com/3ghqbpk. Agora é só decidir! Eu já decidi há muito. Vou votar no PS.

Etiquetas: