18 março 2011

Entre_linhas 119 (17março2011)

O sismo seguido de tsunami ocorridos no Japão arrastaram consigo uma destruição imensa. Para além de todas as mortes, milhares de pessoas ficaram desalojadas aumentando ainda mais os efeitos caóticos de toda aquela tragédia. Para agravar a situação, a questão em torno da segurança das centrais nucleares que operam naquele país está na ordem do dia. Corre-se mesmo o risco de que a tragédia se prolongue por mais uns anos, com efeitos dramáticos na vida e na saúde de muita daquela gente. Ora, esta questão vem recuperar toda a discussão em torno da solução do nuclear, uma tecnologia que, em Portugal, também tem os seus adeptos. Por exemplo, Mira Amaral já defendeu uma solução Ibérica para o nuclear o que, na prática, uma vez que a Espanha já recorre a energia nuclear, é defender que Portugal também recorra a essa solução energética. Ora, no sentido de contrariar a dependência energética, Portugal fez uma opção clara pelas energias renováveis, com todas as vantagens que essa opção tem para o ambiente, para o emprego e para a indústria nacional. O acidente no Japão mostra que, mesmo havendo todas as precauções de segurança, a opção pelas renováveis tem também mais essa inequívoca vantagem: são mais seguras. Seria muito importante que, em nome da transparência e da verdade, Mira Amaral falasse sobre o assunto. Afinal de contas, este ex-ministro não é uma pessoa qualquer. É tão só uma das referências do PSD em matéria de energia. E era importante percebermos, claramente, o que pensa o PSD sobre o assunto!

N’ O Regional da semana passada, a assessoria de comunicação do Grupo Parlamentar do PSD de Aveiro vem dar conta, como já vem sendo hábito, da actividade dos deputados eleitos pelo distrito, em particular do deputado sanjoanense Paulo Cavaleiro. Dizia essa nota que Cavaleiro se terá referido na Assembleia da República à injustiça que alguns concelhos aqui do distrito vivem por não estarem isentos do pagamento de portagem em determinada SCUT’s. Ora, já sabíamos que nestas coisas há sempre uma carga forte de demagogia mas esta é caricata. Recorde-se que quando a questão do pagamento de portagens nas SCUT’s surgiu, o PSD, até na voz do seu líder Passos Coelho, defendia inicialmente que “ou pagam todos ou não paga ninguém” e, por isso, é importante sublinhar este “ajustamento” no pensamento revelado pelos deputados do PSD. Faz-me lembrar o ataque fortíssimo que este partido fez ao investimento público que se operou por todo o país, ao mesmo tempo que, efusivamente, enaltecia a conclusão da importante obra realizada na escola Oliveira Júnior, em S. João da Madeira, no dia da sua inauguração. Mas pronto, faz parte!

É já no próximo dia 26 de Março o almoço convívio na escola Secundária Serafim Leite (ex-escola industrial). Estão previstas pela organização algumas surpresas e é já notória alguma ansiedade entre os mais envolvidos no perfil do Facebook criado para o efeito. São centenas as fotos que têm circulado, a maioria das quais de tempos mais antigos. Como ex-aluno e actual professor (embora a não exercer actividade neste momento) daquela escola, já me inscrevi e espero encontrar muita gente conhecida, do meu tempo que ainda é o tempo de hoje. Se ainda não se inscreveu e se ainda não estiverem esgotadas as inscrições, vale a pena fazê-lo. Vai ser um dia de festa para a Serafim Leite.

Etiquetas: