11 junho 2011

Entre_linhas 128 (9junho2011)

O PSD ganhou as eleições legislativas do passado dia 5 de Junho. Aliás, essa vitória acabou por me surpreender pela enorme diferença de votos em relação aos conseguidos pelo PS. Parece-me inquestionável que os portugueses pretenderam uma mudança, penalizando fortemente o partido que estava no governo, responsabilizando-o pela crise económica e financeira em que estamos mergulhados. Por muito difícil que seja tentar explicar, aquilo que Portugal vive hoje não pode ser directamente imputado às políticas que estavam a ser seguidas. No entanto, também não é difícil compreender a opção dos portugueses. Do meu ponto de vista tratou-se de uma opção, obviamente legítima mas, de certa forma, injusta. Portugal é hoje um país muito diferente, para melhor, do que era há 6 anos atrás. Em muitas áreas os progressos foram significativos. Contudo, alguns problemas estruturais que também não foram ultrapassados pela última governação socialista, vieram à tona no seguimento da crise internacional, obrigando a um pedido de intervenção externa e à queda em indicadores cruciais como a dívida externa ou o desemprego. Julgo que já o disse neste espaço mas se disse está na hora de o repetir: na política, ao contrário do futebol, quem ganha não é quem marca mais golos mas antes quem marca o último golo. Ao contrário do futebol, na política podemos estar a ganhar 10-0 mas se o adversário marca o último golo, nem que seja no último minuto, perdemos o jogo!

A propósito dos resultados, importa fazer referência ao que aconteceu em S. João da Madeira. O PSD, apesar de ter ganho também aqui, teve o terceiro pior resultado do Distrito de Aveiro. O PS, apesar de ter perdido também no nosso concelho, teve o terceiro melhor resultado de todo o distrito. De notar que houve um envolvimento directo e sistemático do Presidente da Câmara Municipal na campanha eleitoral, o que não deixa de ser relevante. Por outro lado, digno ainda de registo foi o resultado do Bloco de Esquerda que, seguindo a tendência nacional, perdeu metade da sua votação. O BE conseguiu em S. João da Madeira pouco mais de 700 votos, reduzindo-se à reduzida expressão que também o PCP tem em S. João da Madeira. Julgo que as pessoas já terão percebido que, de facto, a irresponsabilidade e a demagogia têm limites. Curioso ainda o facto do PP, em S. João da Madeira, ter conseguido menos 16 votos do que em 2009.

Dois dos deputados eleitos para a próxima legislatura são de S. João da Madeira: Pedro Nuno Santos (do PS) e Paulo Cavaleiro (do PSD). Desde já lhes dou parabéns pela eleição e transmito os meus desejos de grandes sucessos na defesa do país, do distrito e do nosso concelho. É prestigiante para a nossa terra termos dois deputados com assento na Assembleia da República a quem os sanjoanenses poderão recorrer no sentido de transmitir as suas ambições, relatar os seus problemas e até mesmo pedir contas. Aliás, na última semana de campanha eleitoral, o candidato do PSD fez chegar a todas as caixas de correio da nossa terra um folheto que, a certa altura dizia que, “com o voto dos sanjoanenses” poderia “continuar a contribuir para que S. João da Madeira tenha mais voz junto do poder central, em questões essenciais como a defesa do nosso hospital”. Pois bem, Paulo Cavaleiro foi eleito deputado, o PSD ganhou as eleições e vai formar governo. Estou certo que esta questão do hospital será, portanto, uma questão resolvida! E ainda bem para todos nós!

Etiquetas: