17 setembro 2011

Entre_linhas 136 (15setembro2011)

Já se iniciou mais um ano lectivo. Ao todo, nas escolas de S. João da Madeira estarão mais de 5500 os alunos, um número ligeiramente acima do registado no ano lectivo anterior. Um dado que nos deve fazer reflectir, é tendência decrescente no número de alunos nos ciclos de ensino mais baixos (pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo) em relação ao ano anterior. De registar ainda entrada em funcionamento das novas instalações da Secundária João da Silva Correia que vem dar maior qualidade ao processo ensino-aprendizagem aos alunos que a frequentam. Trata-se de uma escola que contará com umas instalações magníficas, representando um valor de investimento global na ordem 6,5 milhões de euros. Deste montante, 70% serão financiados por fundos comunitários (Programa Operacional Valorização do Território), 15% pela DREN e os restantes 15% (cerca de 980 mil euros). As gerações vindouras contarão, portanto, de uma escola de qualidade superior, constituindo, portanto, um investimento público com retorno mais do que justificado.

Já que se fala em educação e na abertura do ano lectivo, importa recordar que a secundária Serafim leite está incluída na fase 4 das intervenções levadas a cabo pela Parque Escolar (PE), empresa pública que se encontra em fase de avaliação por parte do Governo. Independentemente do que vier a ser decidido, o que é certo é que a Serafim Leite precisa de obras que, na prática, estavam previstas através da PE. Se o Governo vier a decretar o encerramento da empresa como alguns defendem, espero que se encontre uma solução alternativa para a requalificação daquela escola. A sua comunidade educativa é mais do que merecedora!

No passado fim-de-semana realizou-se o Congresso Nacional do PS. Estive presente como delegado apoiante de António José Seguro e gostei do que vi. Depois da opção dos portugueses nas últimas legislativas em dar a oportunidade ao PSD/CDS de governarem os destino de Portugal nos próximos quatro anos, o PS conseguiu mobilizar-se em torno de uma estratégia virada para o futuro e de uma liderança protagonizada por António José Seguro, o novo Secretário-Geral. Dignos de registo, foram dois acontecimentos que me deixaram particularmente feliz. Um deles foi a eleição de uma mulher para o cargo de Presidente do Partido, Maria de Belém, o que dignifica não só o Partido mas também o país. O outro foi o reconhecimento público de Carlos Zorrinho como o futuro líder parlamentar (ainda por eleger, é certo), uma pessoa a quem reconheço capacidades de liderança extraordinárias. De facto, tive o privilégio de trabalhar directamente com Carlos Zorrinho quando ele foi, primeiro Coordenador Nacional da estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico e depois quando foi nomeado Secretário de Estado da Energia e Inovação. Ao longo dos últimos 5 anos pude constatar a sua capacidade de mobilizar equipas, de coordenar projectos, bem como a sua destreza e perspicácia políticas, aliadas a uma profunda sensibilidade humanista. Estou certo que desempenhará um mandato de grande qualidade o que, aliás, o PS bem precisa. Diria eu que me parece estarmos perante o homem certo, no lugar certo no tempo certo!

Etiquetas: