13 julho 2007

NET_XVI: 14/jul/2007


Os vários espaços integrados no site da Direcção-Geral da Saúde disponível em www.dgs.pt davam, por si só, origem a diversas crónicas deste tipo, dada a importância para os cidadãos das pertinentes temáticas abordadas. Contudo, na edição de hoje abordarei apenas dois deles, sem prejuízo de, mais à frente, poder voltar a este tema.
O primeiro desses espaços diz respeito ao vírus da gripe, essa doença respiratória aguda, causada pelo vírus influenza que se mostra bastante frequente nos nossos meios.
São dados conselhos importantíssimos para evitar a doença, conselhos esses segmentados por populações de risco, havendo mesmo um micro-site específico dedicado às crianças. Estão ainda identificados os principais sintomas da doença que nos poderão ajudar a atacar a gripe numa fase ainda embrionária. Parece inofensiva mas a gripe, quando nos apanha, deixa-nos, de facto, de rastos.





O segundo espaço que gostaria de destacar do site da DGS, pela aproximação da época de maior calor, intitula-se por Especial Verão 2007. Aqui, poderemos encontrar um mapa de alertas, com actualização diária, carregado com a informação das zonas mais críticas em termos de calor.
Podemos ainda ter acesso a informação descritiva dos riscos originados pela exposição das pessoas aos fumos dos incêndios e às radiações ultravioletas, sendo também disponibilizados conselhos úteis para enfrentarmos as cada vez mais frequentes ondas de calor que, como sabemos, poderão ter efeitos altamente agressivos ao organismo, principalmente das crianças e dos mais idosos. Neste início de nova época de temperaturas mais elevadas, embora este ano nos tenha brindado com uma chuva incaracterística, é sempre bom termos presentes estas importantes informações.
Não se esqueça ainda que o calor pode favorecer a proliferação de micro-organismos nos alimentos que poderão, mais frequentemente no Verão, originar toxi-infecções alimentares.