02 julho 2007

NET_XIV: 30/jun/2007


As modalidades desportivas menos populares no nosso país têm na Internet um importante meio de divulgação. Um desses exemplos é o xadrez. Em http://www.16x16.com.pt/ podemos aceder a um jornal online de informação sobre xadrez com redacção em Cucujães, no concelho de Oliveira de Azeméis, que conta com a colaboração de vários correspondentes espalhados pelo país que vão dando conta dos inúmeros acontecimentos nacionais que vão surgindo à volta da modalidade.Ao navegar pelo site, ficámos a saber, por exemplo, que o nosso conhecido jornalista Fernando Pinho, para além de director deste jornal, é jogador de xadrez da Associação Estamos Juntos de S. João da Madeira, e obteve a melhor posição entre os portugueses presentes na quarta edição do Open Internacional Município de Sanxenxo, em Espanha. Está, portanto, duplamente de parabéns!








Segundo o site Luke W, por dia, são enviados 60 mil milhões de emails, mil milhões de SMS e publicados 1.2 milhões de “posts” na blogosfera. Além disso, só em Portugal, em Outubro de 2006, estima-se que foram visitadas 3,4 mil milhões de páginas disponíveis num qualquer servidor de Internet.
Isto quer dizer que se não existissem sites que nos ajudam a obter informação com facilidade e rapidez, a navegação tornar-se-ia totalmente impossível de se concretizar. O caos imperaria no mundo da web!
Ora, em http://www.portal-sites.net/ está disponível o chamado Portal dos Sites, que congrega milhares de links para outros sites, muito específicos e organizados por temas, a saber: generalista, saúde, educação, psicologia, turismo, jurídico, desporto, Internet e, como não podia deixar de ser, blogs. Como convém, o utilizador, para além de poder usufruir desta importante compilação de informação, pode ainda enviar os seus próprios contributos. Não me admira, portanto, o facto, de em apenas 2 meses de existência, este site contar já com mais de 200 mil visitas.