02 julho 2007

NET_XIII: 23/junho/2007




De extrema utilidade reveste-se o site disponível em http://www.criticaliteraria.com/ onde o visitante pode ler e escrever críticas sobre mais de um milhão de livros portugueses e estrangeiros.
O site ainda se encontra bastante incompleto mas pode ajudar bastante numa pesquisa de uma qualquer obra, ainda por cima comentada por leitores anónimos e, portanto, desinteressados de quaisquer interesses comerciais.
Está disponível em 13 línguas diferentes, adivinhando-se por isso que, a curto prazo, este site ganhe uma grande dimensão. Aliás, como tem acontecido com quase todos os sites desta nova vaga da Internet, designada por web 2.0, em que o próprio utilizador assume um protagonismo especial na produção dos conteúdos.






É já no início do mês de Julho que Portugal assume a presidência da União Europeia. Trata-se de um momento muito importante para o nosso país, numa altura em que estão em cima da mesa vários dossiers determinantes para este espaço europeu de quase 500 milhões de cidadãos. É, pois, também uma excelente oportunidade para podermos ficar na história já longa da construção da Europa.

Como não podia deixar de ser, já está disponível o site oficial da Presidência, onde se poderão obter variadíssimas informações relativas as próximos 6 meses da liderança portuguesa da União Europeia. Em http://www.eu2007.pt/, para além da agenda dos principais eventos que ocorrerão e dos espaços próprios dirigidos aos jornalistas, existem inúmeras informações relativas ao nosso país que servirão, acima de tudo, para nos promovermos e para divulgarmos as nossas principais potencialidades nesta especial ocasião em que os holofotes europeus apontam no nosso sentido.