15 junho 2007

NET_XII: 15/jun/2007

Por esta altura, começam já a bater os corações daqueles que pretendem ingressar no ensino superior. São dias marcados por bastante ansiedade e os últimos exames parecem sempre ser os mais difíceis.
É também uma altura em que se começam a fazer escolhas e contas para garantir o ingresso nas primeiras opções. Por isso é que se reveste da maior importância o site disponibilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em http://www.acessoensinosuperior.pt/. Aqui, estão disponíveis imensas informações relevantes para que os finalistas do secundário comecem a preparar a sua candidatura ao ensino superior de forma fundamentada e informada, candidatura essa que também já poderá ser realizada on-line.
Um excelente exemplo de como se pode tornar pública determinada informação importante que, em anos anteriores, no meu tempo por exemplo, ficava arrumada nas pastas de arquivo dos ministérios sem qualquer utilização útil.




Fomos recentemente brindados com uma nova polémica na comunicação social. Várias pessoas, algumas com responsabilidades acrescidas por terem, em geral, bastante cobertura por parte da comunicação social, insurgiram-se pelo facto de, alegadamente, os erros ortográficos não serem considerados nem penalizados nas provas de aferição de Língua Portuguesa realizadas pelos cerca de 250 mil alunos dos 4º e 6º anos de escolaridade.
O lamentável neste tipo de polémicas é que uma mentira dita várias vezes, quase que passa a ser verdade. Digo quase porque os cidadãos têm hoje, de forma simples e imediata, um meio de aceder à fonte. A Internet dá-nos, de facto, essa possibilidade. No site do Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação, disponível em http://www.gave.min-edu.pt/, podemos ver esclarecida toda a questão, nomeadamente através do acesso às provas e respectivos critérios de classificação. Não percebo como é que a comunicação social também não faz isso mesmo e não pára de alimentar polémicas que só interessam a alguma classe política demagógica!