12 setembro 2009

José Sócrates ou Ferreira Leite? Os portugueses escolherão!


Terminou há pouco o debate entre José Sócrates e Ferreira Leite, o único que conta, olhos nos olhos, com os dois candidatos a Primeiro-Ministro de Portugal nas próximas eleições legislativas que se realizam a 27 de Setembro. Porque é isso que está em causa: a escolha de um Primeiro-Ministro e de um Governo, para além da questão constitucional da escolha da composição do Parlamento. E todos sabemos que só há dois candidatos a Primeiro-Ministro: Sócrates e Ferreira Leite.
Mesmo já tendo decidido que votarei PS nestas eleições, há questões que se confirmaram neste debate:
1. Sócrates está mais bem preparado do que Ferreira Leite para liderar um governo.
2. Ferreira Leite, para além de mal preparada, não apresenta sentido de Estado. Veja-se a justificação que apresenta para não avançar com o TGV.
3. O programa que Sócrates defende, o do PS, vai ao fundo das questões. O de MFL e o do PSD omite muitos assuntos, constituindo um verdadeiro tiro no escuro. Exemplo: o que fará do Serviço Nacional de Saúde e da Segurança Social?
4. Sócrates é da esquerda democrática e Ferreira Leite está à direita. São duas formas distintas de ver a sociedade, o país e o mundo. Não se falou de temas como o casamento entre homossexuais mas sabemos bem o que MFL pensa acerca disso.

Os dados estão lançados. Os portugueses avaliarão os dois protagonistas e os dois projectos. E depois escolherão! (Foto: SOL)