27 setembro 2009

Portugal não vai parar




Já terminaram as contagens, exceptuando aquelas que dizem respeito aos 4 deputados eleitos pela emigração. O PS teve 37% (96 deputados) e o PSD 29% (78 deputados). Isto quer dizer que o PS venceu as eleições, por muito que alguns tenham dificuldades em reconhecer. Por mim, há muito que dava por adquirido que a maioria absoluta estava posta de lado, que era um cenário impossível face ao que acontecia pelo país nos últimos meses. A crise foi severa e isso, inevitavelmente, traz dificuldades a quem está no poder. Sempre foi assim! Depois do desaire do PS nas Europeias, muitos achavam que o PSD podia vencer estas legislativas. Ora, isso não aconteceu!
Este resultado prova que, de facto, os portugueses não reconheciam no PSD uma alternativa de poder. E não era para menos, face à forma como Ferreira Leite conduziu os trabalhos da campanha, ao programa que apresentou, a equipa que formou e à maneira como se apresentou ao país.
A incógnita agora é sabermos como vai ser formado o próximo governo. Todas combinações entre os deputados eleitos pelos vários partidos são, teoricamente, possíveis, embora em alguns casos insuficientes. No entanto, as que não me parecem impossíveis são improváveis. Vejamos o que os próximos dias ditarão. Para já, uma coisa sabemos: Portugal não vai parar!