20 setembro 2009

O jantar na Mealhada

Estive ontem no Jantar/Comício da Mealhada. Estavam mais de 700 pessoas. O ambiente que se gera em torno de um momento político como este é fantástico para a mobilização das pessoas para os dias que ainda faltam até às eleições. E vão ser dias duros!

Maria de Belém, cabeça de lista por Aveiro, está como “peixe na água”. É impressionante ver o carinho e admiração que as pessoas têm por ela. Senti isso ontem no jantar e hoje na arruada, em Arouca.




José Sócrates, vindo de Coimbra onde esteve ao lado de Manuel Alegre, chegou um pouco mais tarde. A sua entrada foi bastante aplaudida, não pela ânsia por comer leitão, mas antes pela admiração que sentem pelo Secretário-geral do PS. Sócrates tem revelado uma resistência fora do comum mas que lhe é habitual. Muitos perguntam: como é que ele aguenta?

De entre as coisas que retive do seu discurso, destaco uma pergunta feita no final e que foi mais ou menos assim: “estão a ver como é possível falar vários minutos sobre política, sobre o nosso projecto para o país, sem falar mal de ninguém”?