27 dezembro 2012

Entre_linhas 189 (27dezembro2012)

Na semana passada ocorreu uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal de S. João da Madeira. Na agenda estava um ponto proposto pelo PSD local sobre o arrendamento praticado na habitação social de S. João da Madeira. Ainda hoje, face ao que lá se passou, não compreendo a razão para o agendamento deste ponto, porque nada de novo, ao contrário do que seria desejável, se verificou. Há muito que o PS vai defendendo que as rendas previstas para as famílias sanjoanenses que ocupam habitação social são inadmissíveis, tanto mais que em alguns casos, o valor previsto para 2016 ronda os 300 euros. Também já dissemos que a recente bonificação introduzida na fórmula de cálculo dirigida aos casos em que existem pessoas com mais de 65 anos é positiva, embora não resolva, nem de longe nem de perto, o cerne do problema. Aquando da apresentação de propostas para o Plano de Atividades e Orçamento de 2013, o PS apresentou uma proposta que visava uma revisão dos critérios de cálculo das rendas das habitações sociais em S. João da Madeira, consubstanciado num regulamento que deveria ser devidamente aprovado e tornado público. A esta proposta não tivemos qualquer resposta e é sobre isto que as atenções e esforços deveriam recair. Agendar um ponto como este na AM para não dizer nada, é desrespeitar a população que vive em habitação social e anseia por um desfecho diferente. Falar no assunto sem nada dizer nem concretizar é defraudar as expectativas dos nossos conterrâneos que ambicionam uma alteração naquilo que, de facto, importa. E o que importa é, de facto, que se corrija esta injustiça! Urgentemente!

Na passada 5ª feira decorreu uma nova sessão do Fórum Re:pensar a Cidade. Tratou-se de uma sessão que funcionou num registo diferente das duas sessões anteriores. Desde logo porque apenas participaram coletividades e pessoas ligadas à área social, estando prevista para os próximos meses uma sessão aberta, como as anteriores. A moderação da reunião de trabalho ficou a cargo da Prof.ª Fernanda Rodrigues da Universidade do Porto que, por não conhecer a realidade concreta da nossa terra, conduziu a conversa sem vícios de raciocínio, fazendo ligações a outras realidades. Do meu ponto de vista, foi uma sessão muito interessante e que nos permitiu refletir sobre aquele que, efetivamente, é o nosso potencial instalado e aquelas que são as reais necessidades da população e das coletividades sanjoanenses na área social. De facto, saí da sessão ainda mais consciente que muito há a fazer na nossa terra nesta matéria!

No âmbito da Tecnet, na sessão de receção ao Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira ofereceu ao governante uma caixa de lápis da Viarco. Tratou-se, portanto, de uma oportunidade de promover uma marca sanjoanense, de uma empresa local e do seu produto o que, manifestamente, é de louvar. Aliás, é perfeitamente normal que um Presidente de Câmara ou um Primeiro-Ministro de um país divulgue aquilo que de bom se faz e produz no território que governa. Infelizmente, nem sempre, no passado, estas atitudes de governantes tiveram este reconhecimento positivo!

Este é um momento especialmente relevante para as famílias. Independentemente de crenças religiosas, o Natal arrasta consigo sentimentos especiais, únicos mesmo, permitindo desfrutar momentos irrepetíveis ao longo do ano. A proximidade da entrada num novo ano permite, igualmente, alimentar esperança num 2013 melhor. E é isso mesmo que eu gostaria de desejar a todos os leitores d’ O Regional: Um Feliz Natal e um extraordinário 2013.

Etiquetas: