11 março 2010

Inovação made in S. João da Madeira

Por estes dias deparei-me com vários exemplos reveladores da capacidade inovadora do tecido empresarial sanjoanense. Há empresas, de vários sectores de actividade, que se vão impondo no panorama nacional e internacional e, falar delas, pode servir para criar um efeito mobilizador junto dos nossos jovens e dos nossos empresários em geral.

Há uns dias atrás, no meio de uma conversa, um amigo contava-me que foi convidado para ser orador numa conferência sobre Inovação realizada na Finlândia. Dizia-me ele que eu teria gostado de o ouvir porque falou da minha terra, de S. João da Madeira. Quando lhe pedi para me explicar melhor a história, este amigo, professor universitário no ISCTE, referiu-se a um dos slides da sua apresentação como sendo sobre uma pequena empresa, situada numa pequena cidade portuguesa, mas que era um forte exemplo do espírito inovador e empreendedor que se concretiza em negócio. A empresa chama-se I-Sensis (http://www.i-sensis.com) e dedica-se à produção de fragrâncias. Trata-se de uma empresa de base tecnológica, nascida no âmbito da investigação na área dos perfumes desenvolvida no Laboratório Associado LSRE-LCM da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi fundada pelas investigadoras Engenheiras Químicas e doutoradas Vera Mata e Paula Gomes e apresenta uma metodologia inovadora de formulação de perfumes e aromas com base nas propriedades físico-químicas das matérias-primas e na previsão das características sensoriais (olfactivas) da mistura final. Na prática, desenvolvem perfumes à medida das necessidades dos clientes entre os quais se contam a Renova, Vicaima, Mar Shopping, Aeroporto dos Açores ou o Hotel Sheraton em Lisboa, para dar apenas alguns exemplos.

Ainda esta semana, outra empresa de base tecnológica sedeada em S. João da Madeira esteve na ordem do dia. Isto porque na maior feira de tecnologias do mundo (CEBIT), que abriu portas no passado dia 2 de Março na cidade de Hannover, Portugal esteve representado por 22 empresas, uma das quais a Creativesystems (www.creativesystems.pt). Esta empresa sanjoanense lançou na feira a Surfaceslab®, uma solução mundialmente inovadora de superfícies inteligentes que têm a capacidade de leitura e identificação de objectos através da tecnologia RFID, uma tecnologia mais conhecida pela sua aplicação na Via Verde disponível nas auto-estradas portuguesas e de outros países.

Em Milão, também esta semana, esteve aberta a principal montra mundial do calçado, onde participaram 79 empresas portuguesas, algumas das quais localizadas em S. João da Madeira. Também um sector tradicional como é o do calçado, mais predominante e mais antigo na realidade da nossa terra, vem revelando um importante dinamismo e uma forte capacidade de inovação, não só ao nível da utilização de novos materiais, mas também no design, no desenvolvimento de estratégias de marketing e de imposição de marcas, bem como ao nível da organização dos processos produtivos.

É, portanto, reconfortante e motivo de orgulho verificar que o tecido empresarial de S. João da Madeira não baixa os braços. Surgem novas empresas de base tecnológica e mesmo as do ramo tradicional ou outras que fazem já parte da história de S. João da Madeira como são o caso da Viarco ou da Fepsa, não se deixam ultrapassar e vão mantendo o seu dinamismo e vigor no contexto nacional e internacional. A chave para o sucesso chama-se, portanto, inovação!

Artigo publicado no Jornal Labor de 11 de Março de 2010.